Vice do Irã assume presidência após morte de Ebrahim Raisi em acidente

Segunda autoridade iraniana depois do aiatolá Ali Khamenei, Raisi morreu, juntamente com outras oito pessoas, após queda de helicóptero. Itamaraty emite nota de pesar

Raisi. Foto: Mohammed Ali Marizad/WikimediaCommons

Após confirmada a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi em acidente de helicóptero neste domingo (19), o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokber como chefe de Estado interino. Além disso, decretou luto de cinco dias. 

No helicóptero em que Raisi viajava estavam também o ministro de Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdoullahian, e outras oito pessoas. Restos mortais do presidente foram encontrados por equipes de socorro iraniana no noroeste do país, após 12 horas de buscas. 

Também viajavam na aeronave o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; o líder religioso de Tabriz, Mohammadali Al-Hashem; o guarda-costas do presidente; o general Mehdi Mousavi, membro da base Ansar al-Mahdi da Guarda Revolucionária; o piloto, o co-piloto e o engenheiro de voo.

Na manhã desta segunda-feira (20), o Ministério das Relações Internacionais do Brasil emitiu nota na qual diz que o governo recebeu a notícia das mortes com “profunda consternação” e estende “aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”. 

Leia também: Ataque do Irã a Israel muda o cenário do conflito no Oriente Médio

De acordo com a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do país em razão de condições climáticas adversas. O acidente ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana. 

Ebrahim Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente do Irã em 2021 e seu mandato se estenderia até 2025. Na estrutura governamental do país, ele era o segundo mais importante governante, atrás de Khamenei. Raisi era tido como possível sucessor do aiatolá. Sua atuação foi marcada por dura repressão a ativistas, mulheres e críticos do regime. 

O funeral do presidente iraniano será realizado nesta terça-feira (21), em Tabriz. O novo presidente assume interinamente, até que novas eleições ocorram no prazo de 50 dias, conforme estabelece a Constituição do Irã. 

Com agências

(PL)

Autor