Barão convida para festa de 14 anos e encontro de comunicadores

Em 28/5, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé comemora no Armazém do Campo; em 5 e 6 de julho ocorre o 8º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais

Imagens: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Em tempos em que notícias confiáveis e independentes são cada vez mais imperativas, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé – fundamental instrumento de luta por meios de comunicação diversos, plurais e democráticos – celebra seus 14 anos de trajetória no dia 28/5, em festa no Armazém do Campo, na capital paulista. E como os trabalhos não param, já está agendado para os dias 5 e 6 de julho o 8º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais.

14 anos do ‘Barão’

No dia 28 de maio, uma terça-feira, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé comemora 14 anos e convida os interessados a participarem dos festejos. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia que pode ser realizada por formulário, clicando aqui.

O evento ocorre a partir das 17 horas na nova sede do Armazém do Campo (Alameda Nothmann, 806 – Campos ​​Elíseos – próximo às estações Santa Cecília e Marechal Deodoro do metrô).

De acordo com os organizadores: “os participantes terão até às 21horas para botar o assunto em dia, comer e brindar os avanços de mais de uma década de resistência e luta pela democratização dos meios de comunicação.”

Entre os nomes que já confirmaram presença constam: Anderson Moraes – Jornal Empoderado; Aline Molina – Presidente da Federação dos Bancários de SP; André Fernandes – Agência de Notícias das Favelas; Nivaldo Santana – Secretário de Relações Internacionais da CTB e secretário Sindical do PCdoB; Socorro Gomes – Cebrapaz; Pedro Serrano – Jurista; Soraya Misleh – Jornalista; Thiago Tanji – Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo; Vanilda Anunciação – Assessora da deputada Juliana Cardoso (PT); Lalo Leal Filho – Jornalista e dirigente da Associação Brasileira de Imprensa; Rodrigo Viana – Jornalista ICL Notícias; Rosane Borges – Jornalista; César Locatelli – Jornalista e integrante da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia; Nacho Lemos – correspondente da TeleSur no Brasil; Mariana Serafini – Jornalista da Carta Capital; Antônio Martins – Editor do Outras Palavras; Jamil Murad – Dirigente do Cebrapaz e do PCdoB; João Feres Jr. – Manchetômetro; Luiz Carlos Azenha – jornalista e apresentador da TV Fórum.

Encontro Comunicadores e Ativistas Digitais

No mês de julho ocorre, nos dias 5 e 6, o 8º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais. O evento será no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530 – próximo à estação República do metrô).

As inscrições estão abertas e tem taxa de adesão no valor de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (estudantes). Os interessados podem acessar o formulário aqui.

O coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, destaca que “o encontro trará debates fundamentais para fortalecer a luta das mídias alternativas e independentes, principalmente, diante do crescente consenso da urgência em regulamentar as big techs, que se acham acima das legislações nacionais.”

Confira abaixo a programação prévia:

Sexta-feira (05/07)
18h00 – Abertura: apresentação dos objetivos e dinâmica do evento;
18h30 – Debate: Comunicação e Conjuntura
20h30 – Debate: Os desafios da inteligência artificial

Sábado (06/07)
09h00 – Como fortalecer a comunicação pública e financiar a mídia alternativa
11h00 – Comunicação e Juventude
13h00 – Almoço
14h00 – Reunião em grupo – Mídia Periférica, Negra e Alternativa
16h00 – Leitura da Carta de São Paulo
16h30 – Escolha da nova Comissão Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais

* programação sujeita a alterações. Em breve, serão divulgados os nomes dos palestrantes e convidados.