ADJC realiza conferência sobre segurança pública e combate ao crime organizado
Com apoio da Fundação Maurício Grabois, evento acontece no dia 24 de maio, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Publicado 15/05/2024 10:54 | Editado 15/05/2024 14:15

No dia 24 de maio, a Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) promoverá uma conferência no Auditório Ruy Barbosa, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, localizada no Largo São Francisco, para debater o papel do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e os desafios do combate ao crime organizado. Com início às 8h30, o evento conta com o apoio da Fundação Maurício Grabois.
A conferência visa dialogar e definir estratégias para uma Política de Segurança Pública focada na cidadania plena e na paz social. Além disso, pretende construir uma agenda para subsidiar a participação dos municípios no SUSP e refletir sobre o crime organizado.
Entre os palestrantes confirmados estão Luiz Eduardo Soares, ex-secretário Nacional de Segurança Pública; Lilian Cintra de Melo, secretaria Nacional de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Camila Nunes Dias, professora da Universidade Federal do ABC e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV); e Pierpaolo Cruz Bottini, professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP e coordenador do Observatório de Liberdade de Impressa do Conselho Federal da OAB.
Programação do Evento
- 8:30 – Recepção e inscrição dos participantes.
- 9:00 – Painel I: “O SUSP e o papel dos entes federados – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – para garantir a Segurança Pública”.
- 12:30 – Intervalo para almoço.
- 14:00 – Painel II: “Estratégias para o enfrentamento da dinâmica do crime organizado”.
- 17:00 – Encerramento
Fundada em 2016, a ADJC é uma associação civil nacional composta por advogados e advogadas comprometidos com a defesa da democracia e do estado democrático de direito. Sob a coordenação do advogado e ex-deputado Constituinte Aldo Arantes, a entidade valoriza a luta de ideias no campo jurídico como instrumento fundamental para a manutenção do estado democrático de direito, justiça democrática, cidadania plena, inclusão social, direitos humanos, soberania e desenvolvimento nacional.
__
Fonte: ADJC
Edição: Bárbara Luz