Lula inaugura hospital e prédio universitário na BA e critica ausência de prefeito

Lula e o governador Jerônimo garantiram a destinação dos recursos para as obras num município onde o prefeito não se dignou a comparecer para agradecer em nome do povo.

Inauguração do hospital em Teixeira de Freitas (BA) Foto Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (10) das inaugurações do novo prédio do Núcleo Pedagógico do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Hospital Estadual Costa das Baleias em Teixeira de Freitas (BA). O evento ficou marcado pela indignação do presidente pela falta de republicanismo do prefeito da cidade, que não compareceu à inauguração de duas grandes obras em sua cidade.

A cerimônia, realizada no fim da tarde desta sexta, contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Teixeira (PT), e dos ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil), que governou o estado entre 2015 e 2022.

Lula subiu o tom contra o prefeito Marcelo Gusmão Pontes Belitardo (União Brasil), que ignorou a abertura dos dois prédios tão importantes para seu município, por serem iniciativa de governos de partidos adversários ao seu.

Em um discurso inflamado, Lula criticou duramente o prefeito por sua ausência. Apesar de não citar o nome de Belitardo, suas palavras foram direcionadas ao gestor municipal.

“Ver um caboclo inaugurar um hospital de R$ 200 milhões em uma cidade em que o prefeito é contra nós. (…) Eu não o conheço, mas é uma falta de respeito do prefeito não estar aqui, agora, na inauguração, agradecendo ao governador Jerônimo por ter feito o hospital aqui. Agradecendo ao Lula pela universidade aqui, pelas escolas técnicas”, enfatizou o presidente. A gestão estadual calcula em 200 milhões de reais seu investimento no hospital, incluindo obras, equipamentos e mobiliário.

Lula reforçou a importância da presença do prefeito no evento, destacando que a gratidão e o reconhecimento são valores fundamentais em qualquer gestão. “Eu jamais iria perguntar de que partido ele é, eu jamais iria perguntar se ele é torcedor do Bahia ou do Vitória. Eu jamais iria perguntar se é católico ou evangélico. Ele tinha que ter vergonha e estar sentado aqui, agradecendo”, afirmou Lula.

Belitardo, ligado ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), é pré-candidato à reeleição nas eleições de outubro deste ano.

Diferença no cuidado com o povo

Durante seu discurso, Lula enalteceu as transformações proporcionadas pelas gestões progressistas na Bahia. “Vocês lembram dessa Bahia do tempo em que o ACM mandava aqui. Vocês têm de medir a diferença da Bahia depois do PT, do [Jaques] Wagner, do Rui [Costa] e agora com o nosso Jerônimo [Rodrigues]”, destacou o presidente. “O governo federal não faltará à Bahia em hipótese alguma”. 

Ele reafirmou o compromisso do governo federal com o povo baiano e expressou sua admiração pela solidariedade demonstrada em meio às enchentes no Rio Grande do Sul.

“Quando eu falo de enchente, não é porque vi na televisão. Eu falo de enchente porque já enfrentei várias na minha vida. Eu sei o que é a gente ficar com uma mão na frente e outra atrás, esperando um favor do poder público, e nós não recebíamos nada”, compartilhou Lula.

“Eu nunca vi tanta solidariedade e tanta compaixão, como estou vendo agora do povo brasileiro, ajudando de corpo e alma cada mulher, cada homem, cada criança, cada pessoa que está desesperada com um volume de chuva que, até então, a gente desconhecia”, finalizou.

Lula disse que vai passar o fim de semana pensando no Rio Grande do Sul. “Segunda vamos anunciar mais coisas para o Rio Grande do Sul. Terça-feira vamos anunciar mais coisa no Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente.

“E quando a água baixar, eu eu quero visitar todas as cidades que foram afundadas na água para olhar na cara dos meus irmãos e dizer ‘eu vou cuidar de vocês, o governo vai cuidar de vocês, e vocês vão levantar a cabeça’. E tudo isso é por causa de uma coisa, é de um sangue que corre nessas veias aqui, filho da dona Lindu”, completou.

Universidade e hospital

As inaugurações do novo prédio da UFSB e do Hospital Estadual Costa das Baleias marcam importantes avanços na educação e na saúde da região, representando investimentos significativos do governo estadual e federal.

De acordo com o Palácio do Planalto, o investimento para o novo prédio da UFSB foi de R$ 28,8 milhões. Cerca de 1,6 mil alunos serão beneficiados. A nova edificação conta com 16 laboratórios, 30 salas de aula, 40 gabinetes para docentes, seis salas para colegiados, duas para secretarias acadêmicas e um auditório para 158 pessoas.

O edifício é equipado com sistemas sustentáveis, incluindo reuso de esgoto, aproveitamento de água pluvial e sistema fotovoltaico de geração de energia. O campus sediará 12 cursos de graduação em áreas como Medicina, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Mídias Digitais, Humanidades, Artes, Ciências, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Linguagens, Biomedicina e Psicologia.

Além disso, serão três programas de pós-graduação, todos voltados para Ciências e Sustentabilidade; Saúde, Ambiente e Biodiversidade e Ensino e Relações Étnico-Raciais. A nova edificação também receberá a especialização em Agroecologia e Educação do Campo.

Já o Hospital Estadual Costa das Baleias terá especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e serviço de hemodinâmica – serão 180 leitos e 30 de unidade de tratamento intensivo (UTI). A previsão de capacidade é de mais de mil internações mensais e 800 mil habitantes beneficiados.

Autor