Lula quer melhorar relação com Congresso e terá encontro com Lira e Pacheco

O presidente quer evitar as chamadas pautas bombas como a emenda à Constituição que turbina os salários de juízes e membros do Ministério Público

(Fotos: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros na próxima semana com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente quer melhorar a relação com as duas casas e evitar as chamadas pautas bombas como a emenda à Constituição que turbina os salários de juízes e membros do Ministério Público.

Nesta sexta-feira (19), o presidente se reuniu os líderes do governo no Congresso e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secretária de Comunicação) a fim de debater o assunto.

Leia mais: Lula se reúne com Arthur Lira, que fala em crise “zerada”

Ao deixar o encontro, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), minimizou os desgastes do governo com Lira e classificou o encontro como de rotina.

“O presidente nos convidou para que apresentássemos um balanço desse período de votações. Nada que não esteja dentro da pauta que é prioridade para o governo. Pediu para a gente se empenhar na votação das matérias econômicas, tem que ter sempre sintonia com o Lira”, disse o líder.

Questionado sobre a falta de sintonia, Guimarães brincou e disse que era preciso fazer um “concertinho ali outro concertinho lá”.

Apesar dos desentendimentos, o líder disse que não há “nada que atrapalhe” a vontade do governo e de Lira em “votar os projetos de interesse do país”.

Autor