Oposição a Erdogan sai vitoriosa nas eleições municipais da Turquia

Em Istambul, Ancara e Esmirna o Partido Republicano do Povo venceu a legenda do presidente turco, AKP. Inflação e desvalorização da Lira fazem população reivindicar mudanças

Foto: Facebook Ekrem İmamoğlu

As eleições municipais da Turquia ocorreram no último domingo (31) e nas cidades mais importantes, Istambul, a mais rica, e na capital, Ancara, a oposição ao presidente Recep Tayyip Erdogan saiu vitoriosa.

Erdogan foi ativo nas eleições como forma de minar futuros adversários. No entanto, teve que observar a vitória de Ekrem Imamoglu em Istambul, nome forte para disputar a presidência em 2028.

Em Ancara quem venceu foi Mansur Yavas, também do Partido Republicano do Povo (CHP), assim como Imamoglu. A terceira maior cidade turca, Esmirna, também teve vitória do partido, com Cemil Tugay eleito.

Os resultados mostraram uma acachapante derrota da política do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) de Erdogan, que aceitou os resultados das urnas em discurso.

De acordo com analistas internacionais, esta pode ser considerada a maior derrota da carreira de Erdogan, pois, considerando o empenho pessoal do presidente em manter Istambul e com a máquina pública em favor de seu partido, o CHP teve um resultado excepcional que não ocorria desde os anos 70, inclusive em redutos conservadores.

Parte disso é explicado pela inflação galopante e de 67% em 12 meses, desvalorização histórica da moeda turca, a Lira, o que tem levado a uma grande crise na classe média do país – situação atribuída a Erdogan que está no seu terceiro mandato consecutivo, presidente desde 2014 e com mandato atual até 2028.

*Com informações AFP e RTP. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor