Lula recebe presidente da CNTE e educadores internacionais
Representantes da educação de países como África do Sul, EUA, Argentina e Austrália estão na Conae 2024 e encontraram Lula junto com Heleno Araújo, da CNTE e FNE
Publicado 30/01/2024 09:30 | Editado 30/01/2024 00:40

Na segunda-feira (29), o presidente Lula recebeu o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo.
No encontro também estavam com a comitiva da CNTE uma delegação da Internacional da Educação (IE), que veio para a Conferência Nacional da Educação (Conae 2024), que não acontecia há 6 anos e voltou sob o governo Lula.
Na delegação estavam Mungwena Maluleke, presidente dos trabalhadores em educação da África do Sul; Susan Hopgood, presidente da IE; e do secretário Geral David Edwards, além de representantes de entidades da educação de países como Estados Unidos, Argentina e Austrália.
Leia também: Mais de 2,5 mil pessoas participam do Conae que vai até terça, 30
Segundo Lula, em suas redes sociais, a conversa se deu em torno do que foi feito em 2023 na educação brasileira e o que se projeta para o mandato. Na lista, Lula elencou:
- Escolas em Tempo Integral;
- Poupança para estudantes do Ensino Médio;
- Escolas Conectadas;
- Plano para fortalecer a alfabetização;
- ampliação da lei de cotas;
- retomada de obras na educação, entre outras ações.
“O Brasil voltou a ser respeitado nacional e internacionalmente pelos investimentos em educação pública, que são investimentos no futuro do país”, colocou o presidente Lula no X.
De acordo com a CNTE, os representantes da entidade enfatizaram que a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) será um dos produtos da Conae 2024 e ressaltaram a necessidade de articular com o Senado e a Câmara a aprovação do projeto.
Leia também: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil/ano a alunos do ensino médio público
Conforme a Confederação, Lula mostrou preocupação com indicadores de abandono de alunos do ensino médio e evidenciou a necessidade de atuação da sociedade e do poder público para reverter o problema.
*Informações CNTE