Palestina conquista classificação histórica na Copa da Ásia
Sob a sombra da guerra, palestinos venceram Hong Kong por 3 a 0 e vão disputar pela primeira vez o mata-mata do torneio
Publicado 24/01/2024 09:53 | Editado 25/01/2024 19:24
A seleção de futebol da Palestina se classificou nesta terça (24) pela primeira vez na história para as oitavas de final da Copa da Ásia. Os palestinos venceram Hong Kong por 3 a 0 e devem pegar a Austrália ou o Catar, anfitrião do torneio e atual campeão.
A seleção da Palestina chegou à última rodada da fase de grupos precisando vencer e torcer para uma combinação de resultados favoráveis. Após a vitória emocionante, jogadores e torcedores palestinos presentes no Estádio Abdullah bin Khalifa celebraram o momento histórico.
Ambos os feitos são inéditos e históricos: a Palestina nunca havia vencido um jogo no torneio continental, do qual participa pela terceira vez, e, consequentemente, ainda não tinha passado da fase de grupos.
A vitória teve gols de Oday Dabbagh (duas vezes) e Zeid Qunbar, e fez a Palestina chegar a quatro pontos no grupo C, garantindo-se como uma das quatro melhores terceiras colocadas da Copa da Ásia.
Desde outubro, mais de 25 mil palestinos foram assassinados pelo exército de Israel, após o grupo islâmico Hamas executar uma ofensiva nos territórios ocupados pelo Estado judeu que deixou 1.139 israelenses mortos.
A guerra de Israel na Palestina ocupada impactou a seleção de futebol do país, que precisou adaptar treinos na Jordânia. A rotina de treinamentos, no entanto, é dividida com o noticiário intenso do conflito em Gaza.
“Todos acompanham as notícias antes e depois dos treinos, no ônibus para o hotel há um sentimento constante de ansiedade e pensamentos sobre suas famílias”, diz o treinador tunisiano Makram Daboub, em entrevista à agência AFP.
Diversos jogadores palestinos se emocionaram no apito final. O zagueiro Mahmoud Saleh, por exemplo, um dos únicos atletas da Faixa de Gaza, caiu no chão e se acabou em lágrimas.
“Queríamos passar uma mensagem ao mundo que temos o direito de participar em qualquer grande evento de futebol. E não só para participar, mas para mostrar nossa habilidade”, afirmou o capitão do time Musab Al-Battat, em entrevista pós-jogo.
“A maneira como nos recuperamos nesse campeonato diz muito sobre nossa determinação, autoconfiança e fé em Deus”, comemorou a torcedora Linah al-Fatah à Al Jazeera.
Durante a partida, os torcedores palestinos entoaram gritos de apoio e pedidos de liberdade para o Estado que sofre com ataques diários do exército de Israel. “Os milhares de apoiadores no Catar e os milhões de palestinos deslocados ao redor do mundo são a nossa principal motivação”, declarou Al-Battat.
A 18ª edição da Copa da Ásia, campeonato quadrienal, ocorre entre os dias 12 de janeiro e 10 de fevereiro. Apesar de acontecer no ano de 2024, a competição é correspondente ao ano de 2023. Devido a extremas temperaturas e à participação do Catar, país-sede, na Copa Ouro da CONCACAF, o torneio foi adiado.
Nesta edição, 24 nações competem pelo troféu. Seleções como Japão, maior campeão do torneio, Coreia do Sul, Irã e Austrália sempre são francos favoritos.