Embaixador da Palestina pede apoio a Lula em denúncia contra Israel
Ibrahim Alzeben quer apoio à denúncia sul-africana contra Israel na Corte Internacional de Justiça. Mortes de palestinos em Gaza já superam 22 mil
Publicado 10/01/2024 19:06 | Editado 10/01/2024 19:30

Nesta quarta-feira (10), o presidente Lula esteve com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. No encontro o embaixador pediu que o presidente apoiasse a iniciativa da África do Sul que denunciou Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ). A acusação é de genocídio pelos ataques indiscriminados a Gaza.
Segundo o Alzeben, Lula se comprometeu a estudar um possível apoio. Independente da decisão, o palestino disse que a posição do Brasil, contrária a qualquer genocídio e pela paz, já é clara.
Leia também: Israel assassina 225 palestinos num final de semana
Em novembro Alzeben recebeu do governo, em cerimônia no Palácio do Itamaraty e junto a outros condecorados, a Ordem do Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira.
Os ataques a Israel já mataram mais de 22 mil palestinos.
Na América do Sul, a Bolívia endossou a denúncia sul-africana, classificada como infundada por Israel.
A CIJ deve discutir a denúncia esta semana. A corte tem representação de 15 juízes de diferentes nacionalidades. O brasileiro Leonardo Nemer Caldeira Brant ocupa uma das vagas.
Leia também: Retórica de Blinken revela que resistência palestina dita ritmo das negociações
A expectativa é que os ataques israelenses cessem pela pressão de outros países em apoio a resolução apresentada, uma vez que Israel deve ignorar qualquer decisão desfavorável aos seus interesses.