Trégua chega ao terceiro dia com mais de 170 pessoas libertadas

Israel já libertou 117 prisioneiros palestinos e o Hamas 54 pessoas, entre israelenses e cidadãos de outros países. Pausa para ajuda humanitária acontece até segunda, mas pode ser ampliada

Fotos: Reprodução AAP/Getty

A trégua humanitária na guerra que envolve Israel e o braço armado do Hamas chegou ao terceiro dia neste domingo (26). Ao todos foram soltos por Israel 117 prisioneiros, enquanto o Hamas libertou um total de 54, entre israelenses e cidadãos de outros países. Dessa forma, já foram libertadas pelos dois lados 171 pessoas.

Oficialmente a pausa nas agressões vai até segunda-feira (26), porém o Hamas já acenou com a possibilidade estender o período como forma de que mais pessoas sejam soltas de ambos os lados. Durante estes dias caminhões com ajuda humanitária puderam chegar ao norte de Gaza.

Leia também: “Conflito na Palestina mostra que projeto sionista fracassou”

Não se sabe os rumos que o conflito terá com o fim da pausa para atendimento humanitário. Muitos analistas temem um avanço ainda mais letal nos ataques caso um acordo não avance imediatamente. O Estado de Israel atacou o norte de Gaza indiscriminadamente antes do acordo para libertação de prisioneiros. Os episódios geraram reação da comunidade internacional e apelo pelo cessar-fogo.

Libertação

O início da troca de prisioneiros começou na sexta-feira (24). Israel entregou 39 prisioneiros palestinos e o Hamas soltou 13 israelenses, 10 tailandeses e uma pessoa filipina. No sábado foram soltos outros 13 israelenses e 39 palestinos.

Leia também: Após pausa, troca de prisioneiros entre Hamas e Israel está mantida

Neste domingo o acordo prosseguiu com os prisioneiros entregues para a Cruz Vermelha Internacional: outros 14 israelenses (sendo um com cidadania dos EUA e outro da Rússia) e três tailandeses libertados pelo Hamas e mais 39 palestinos soltos por Israel.

*Com informações de agências internacionais