Em Havana, Luciana representa governo brasileiro na Cúpula do G77+ China
Ministra defende cooperação e transferência de tecnologia na Cúpula em Cuba, onde representa o presidente Lula que só chegará ao país na noite desta sexta, 15
Publicado 15/09/2023 14:26 | Editado 18/09/2023 15:37
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), chefia a delegação brasileira na Cúpula do G77+China, em Havana. Ela representa o presidente Lula, que deve chegar a Cuba na noite desta sexta-feira (15). No encontro, a ministra vai defender a transferência de tecnologia para as nações em desenvolvimento. O evento tem como tema “Os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação” e reúne, até o próximo sábado (16), mais de 100 países do Sul Global.
Em Havana, a ministra Luciana Santos e a ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, Elba Rosa Pérez Montoya, assinam comunicado conjunto em que reativam o Comitê Gestor Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia e Inovação, selando a retomada da cooperação científica entre os dois países. A atuação de Luciana na construção de pontes entre os países para viabilizar e acelerar o desenvolvimento da pesquisa, da inovação e de soluções tecnológicas em parceria com outras nações tem sido vista com entusiasmo pela comunidade acadêmica e pelo setor produtivo.
A ministra pernambucana é figura constante nas viagens internacionais de Lula. Este é o sexto país que Luciana visita ao lado do presidente, que tem dado destaque à cooperação científica na política externa de seu terceiro mandato. Eles já estiveram juntos na Argentina, no Uruguai, na China, em Portugal e na Espanha.
__
Fonte: Ascom
(BL)