Programa Futuras Cientistas do MCTI abre inscrições para 2024
O projeto oferece bolsas de estudos e materiais didáticos para meninas e mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O período de cadastro para a 2024 vai até o dia 4 de setembro deste ano.
Publicado 30/07/2023 07:13 | Editado 02/08/2023 11:40
O programa Futuras Cientistas vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu inscrições para a edição nacional da sua próxima Imersão Científica de 2024.
O programa tem o objetivo de atenuar a baixa presença feminina nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apontam que no Brasil apenas 31% das ocupações em STEM – sigla usada em referência a essas áreas de atuação – são de mulheres.
Apesar das mulheres serem maioria da população mundial e a maior parte das estudantes em todos os níveis de educação superior no mundo (graduação, mestrado e doutorado), elas representam menos de 30% dos cientistas do planeta.
Leia também: Luciana Santos anuncia ação para promoção de mulheres na carreira científica
Segundo o último relatório da Unesco, menos de 4% dos Prêmios Nobel em Ciência são para mulheres. Da mesma forma, um levantamento sobre gênero e número do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que no Brasil as bolsas de pesquisa com valores mais altos (de nível 1A), por exemplo, vão para homens.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, primeira mulher no comando da pasta, ressaltou como sua prioridade no ministério estimular o desenvolvimento feminino no ambiente científico e acadêmico e assim, diminuir a desigualdade de gênero existente na área.
Vagas oferecidas
O programa oferece vagas tanto para alunas do segundo ano do Ensino Médio quanto professoras deste período que trabalham na rede pública estadual de educação.
Ao todo são oferecidas 470 vagas para todo o Brasil, com 10% das oportunidades destinadas a pessoas com deficiência. Do total, 160 vagas são para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As docentes ocupam as 150 vagas restantes.
Leia também: Projeto Futuras cientistas quer diminuir desigualdade nas carreiras científicas
As estudantes contempladas recebem um auxílio mensal no valor de R$ 483 reais, além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. Os recursos são oferecidos pelo CNPq.
As meninas e mulheres interessadas em participar do programa devem fazer seu cadastro até o dia 4 de setembro deste ano AQUI.