250 anos de Sobral, a princesa do norte do Ceará
A cidade patrimônio histórico-nacional, da melhor educação do Brasil e da teoria da relatividade de Albert Einstein é hoje uma cidade modelo para se viver.
Publicado 06/07/2023 07:00 | Editado 06/07/2023 07:01
Bela, opulente e histórica, a princesa do norte completa neste dia 05 de julho 250 anos de muito vigor, crescimento e tradição. São quase três séculos de “Sobralidade” (sentimento encarnado em todo orgulhoso munícipe) encantando o Brasil e o mundo. Da antiga Fazenda Caiçara, Sobral virou polo regional de desenvolvimento, fruto do trabalho de seu povo aguerrido, lutador e que não cansa de provar que no interior também tem coisas ricas e belas.
Referência cultural, a princesa do norte é terra de grandes artistas como Belchior, Renato Aragão e do ilustre escritor Domingos Olímpio, que assim como os versos musicais do nosso poeta da MPB, narrou com suas palavras a riqueza do nosso sertão. Nossa terra também teve e tem grandes políticos, daqui temos os geniais e controversos Zé Prado, Zé Euclides e Quinca Barreto. Assim como a trinca vitoriosa de irmãos Ciro, Ivo e Cid, esse último que com peito aberto já enfrentou a tirania protofascista que tentava se criar em nossa terrinha.
A força e a coragem do povo sobralense foram herdadas por sermos todos filhos e filhas de Dom José, o nosso patrono, considerado pela história o fundador de nossa cidade. O mestre religioso-desenvolvimentista, que pensou com maestria cada local que iria trazer prosperidade e melhora de vida para o nosso povo. Escolas, Hospitais e Universidades fazem parte do legado desse grande mentor, que sem ele, essa cidade jamais carregaria a glória que tem nos dias de hoje.
são 250 anos bem vividos, de lutas e glórias, de tradições e progressos, e de um futuro glorioso. A cidade patrimônio histórico-nacional, da melhor educação do Brasil e da teoria da relatividade de Albert Einstein é hoje uma cidade modelo para se viver.
Viva Sobral! Viva a terra de Dom José! Viva a Princesa do Norte!
_
*Diego Silva é Sobralense da gema, Sociólogo e Secretário de Comunicação do PCdoB de Sobral/CE.