Lula diz que países ricos devem pagar dívida histórica com o planeta
Presidente brasileiro participa de festival de música “Power our Planet”, em Paris, faz discurso em defesa da Amazônia e é aclamado por plateia de mais de 20 mil pessoas
Publicado 22/06/2023 17:35 | Editado 26/06/2023 10:57
Ao participar do festival “Power our Planet” nesta quinta-feira (22), em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ter enterrado de vez a péssima imagem do Brasil construída pelo governo de Jair Bolsonaro nos últimos anos quanto à questão ambiental. Lula discursou para uma plateia de cerca de 20 mil pessoas e foi ovacionado várias vezes. Num dos momentos em que mais foi aplaudido, disse que os países ricos “têm de pagar a dívida histórica que têm com o planeta terra”.
Após convidar a plateia a comparecer à COP-30 — Cúpula do Clima da ONU, a ser realizada em Belém em 2025 — e conhecer de perto a Amazônia, Lula disse ser preciso cobrar a responsabilidade dos países ricos para que financiem os que estão em desenvolvimento e que tenham reservas florestais “porque não foi o povo africano que poluiu o mundo, não foi o povo latino-americano que poluiu o mundo, na verdade, quem poluiu o planeta nesses últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e por isso têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta terra”.
Leia também: Na Itália, Lula reforça papel do Brasil no enfrentamento à crise climática
Lula também salientou que “a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo, ela pertence a toda a humanidade e por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”.
O presidente discursou no evento a convite de Chris Martin, vocalista do Coldplay. Eles se encontraram em março durante turnê da banda no Brasil, quando o presidente também convidou os músicos a se apresentarem na COP-30.
Durante o festival, o presidente lembrou ainda que a América do Sul tem oito países amazônicos e que“abrigamos 400 povos indígenas que falam 300 idiomas”. Também destacou que a Amazônia “é a maior floresta tropical do mundo e responde por 40% das florestas tropicais do planeta. A região representa 6% do total da superfície da Terra e tem o rio mais caudaloso do planeta. Além disso, é responsável por 10% das espécies de plantas e animais estimadas no mundo”.
Ele salientou que “87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra uma média mundial de apenas 27%” e que “50% da energia que consumimos no Brasil já é renovável. No restante do mundo, esse valor é de apenas 15%”.
No momento em que foi mais ovacionado, Lula disse que quando tomou posse, no dia 1º de janeiro, assumiu “a responsabilidade de, até 2030, termos desmatamento zero na Amazônia”. Por isso, completou, “vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado”.