Uma leitura panorâmica da URSS
Em texto publicado no livro Cem Anos da Revolução Russa, Legados e Lições, Adalberto Monteiro destaca a importância da fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ocorrida em 30 de dezembro de 1922, assim como da Revolução Russa que a engendrou.
Publicado 30/12/2022 19:30 | Editado 31/12/2022 07:15
O texto a seguir apresenta, a partir da celebração do centenário da Revolução Russa, a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), lembrada nesta sexta-feira (30), como a primeira experiência socialista de dimensões globais no mundo. Foi neste dia, em 1922, que um tratado fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o maior bloco de países socialistas que já houve, influenciando toda a experiência humana no século XX.
Autor do texto, o jornalista e poeta Adalberto Monteiro, é secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB e organizou com Osvaldo Bertolino a obra 100 anos da revolução russa: legados e lições (Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois, 2017). Este texto é extraído do volume, pelo modo como trata especificamente da formação daquele estado socialista e seus significados e lições para o movimento comunista internacional. Ele destaca as inúmeras influências positivas que a URSS exerceu sobre o mundo capitalista, avançando a luta social dos trabalhadores. Ao seu fim, após 70 anos, acabou também o consenso humanista em torno dos direitos das classes proletárias e o mundo passou a acirrar desigualdades e concentração de riquezas.
Leia abaixo um trecho do texto e sua íntegra publicada no Portal da Fundação Maurício Grabois:
A Revolução de Outubro, de 1917, na Rússia, é um marco na história mundial. Ela abriu a era de Estados e sociedades socialistas, obviamente não se desconhecendo a efêmera e heroica experiência da Comuna de Paris (1871). Assim como para muitos a Revolução Francesa simboliza a época das revoluções burguesas, a ascensão do capitalismo, Outubro confirma o cerne do marxismo e descortina o primeiro ciclo histórico da passagem do capitalismo ao socialismo.
A Revolução de Outubro condicionou a dinâmica do século XX e moldou a geopolítica mundial. Em 1922 é constituída a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Inicialmente foi formada com quatro repúblicas, e quinze após a Segunda Grande Guerra. A partir de 1945, na esteira da participação vitoriosa da URSS nessa guerra, países do Leste Europeu e parte da Alemanha passaram a ter regimes de “democracia popular” como parte do processo da transição do capitalismo ao socialismo.
Para adquirir o livro 100 anos da revolução russa: legados e lições (Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois, 2017)
Leia também: Cem anos da formação da União Soviética
Cinco símbolos socialistas eternizados pela União Soviética
Comunismo de guerra: como a União Soviética venceu as epidemias
Fiori: Lições do fim da União Soviética para o Brasil de Bolsonaro
Corrida à Lua: As três vitórias da União Soviética contra os EUA
Mesmo sem chegar à Lua, União Soviética venceu EUA na corrida espacial
União Soviética: Algumas notas sobre Domenico Losurdo
Emanuel Leite Jr: Era uma vez na União Soviética
A reindustrialização forçada pela guerra na União Soviética
Exposição retrata a União Soviética sob um olhar sensível e humano
Cinco coisas que nunca agradecemos à União Soviética
“Na União soviética todos tínhamos bastante sol e pão”
Prestes atribuiu ao exército força da União Soviética
Pesquisa analisa nostalgia soviética que fortalece Putin
Como a educação soviética se tornou uma das melhores do mundo
Made in URSS: conquistas da era soviética que deixaram saudade