Confira o que já está confirmado para a posse de Lula em Brasília
A festa da posse de Lula ocorrerá na tarde do dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília e, até o momento, 30 artistas confirmaram presença. São esperadas cerca de 300 mil pessoas para as apresentações artísticas na Esplanada dos Ministérios.
Publicado 11/12/2022 15:45 | Editado 12/12/2022 17:30
Para esse dia tão esperado, em que Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse pela terceira vez como Presidente da República, são estimadas pela organização do evento, a participação de 300 mil pessoas. O Festival do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse acontecerá após a cerimônia oficial no dia 1º de janeiro de 2023, a partir das 18h30, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A entrada é gratuita.
Entre os novos nomes confirmados, nesta semana, estão: Zélia Duncan, Geraldo Azevedo, Paulo Miklos, Jards Macalé, Kaê Guajajara, Thalma de Freitas, Juliano Madeirada e a banda Francisco, el Hombre. Também já haviam confirmados os shows de Kleber Lucas, Leonardo Gonçalves, Margareth Menezes e Paulinho da Viola que se unem a um time de artistas. A apresentação do festival será de Titi Müller e Paulo Vieira.
Leia também: Posse de Lula terá grande festa popular; artistas confirmam
As apresentações musicais acontecerão em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem a dois grandes nomes da música e da cultura brasileira. Confira abaixo os confirmados até o momento:
- Almério
- BaianaSystem
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Francisco El Hombre
- Gaby Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Os Gilsons
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada
- Kleber Lucas
- Luedji Luna
- Leonardo Gonçalves
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- Odair José
- Otto
- Pablo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Paulo Vieira (apresentação)
- Teresa Cristina
- Thalma de Freitas
- Titi Müller (apresentação)
- Tulipa Ruiz
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
Leia também: Festival do Futuro será apresentado por Paulo Viera e Titi Müller
Programação cerimonial
A cerimônia oficial da posse terá início às 15 horas com o tradicional desfile em carro aberto em que o presidente eleito e a futura primeira-dama percorrem pelas ruas da Praça dos Três Poderes até o Congresso Nacional.
Lá, o presidente eleito será recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado para o ato que oficializa a posse presidencial. Seguem-se o rito com pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial. Como será a passagem da faixa ainda não foi divulgado, já que o atual presidente Jair Bolsonaro anunciou aos seus correligionários que não participará do ato de transmissão.
Depois do Congresso, Lula se encontra com autoridades internacionais e chefes de Estado no Palácio do Itamaraty. Para este ato, os convites foram enviados via Itamaraty às embaixadas presentes no Brasil. Confirmaram presença até quarta-feira passada, 12 chefes de Estado:
- Alberto Fernández (presidente da Argentina)
- Frank-Walter Steinmeier (presidente da Alemanha)
- Felipe VI (presidente da Espanha)
- Gabriel Boric (presidente do Chile)
- Gustavo Petro (presidente da Colômbia)
- João Lourenço (presidente de Angola)
- José Maria Neves (presidente de Cabo Verde)
- José Ramos-Horta (presidente de Timor Leste)
- Luis Arce (presidente da Bolívia)
- Marcelo Rebelo de Sousa (presidente de Portugal)
- Rodrigo Chaves (presidente da Costa Rica)
- Umaro Sissoco Embaló (presidente da Guiné-Bissau)
Também há confirmações de autoridades em outros níveis, como embaixadores.
Leia também: Presidentes da Alemanha e Argentina confirmam presença na posse de Lula
Exposição de arte
Outra novidade anunciada pela organização da posse será a abertura de uma exposição de arte ao público durante todo o mês de janeiro no Museu da República, em Brasília. Chamada “Exposição Brasil do Futuro: as formas da democracia”.
A exposição contará com parte dos acervos do Museu da República, do Museu de Arte de Brasília, da Presidência da República e de galerias de artistas contemporânea.
Mobilização
Os partidos políticos e movimentos sociais estão se mobilizando e organizando uma estrutura nos pontos principais da capital federal como parques e escolas próximas ao centro para receber as caravanas em Brasília. Os espaços contarão ainda com praça de alimentação, pronto atendimento e outros serviços. A estimativa inicial de público era de 150 mil pessoas, mas este número dobrou e estão sendo esperadas cerca de 300 mil pessoas.
Além das tendas de venda de alimentos e água, estão sendo planejadas estandes de ponto de encontro e visual, para distribuição de camisetas e bandeiras que serão montadas no dia da posse.
O PT disponibilizou uma plataforma de arrecadação de recursos para contribuir com a organização da posse, como transporte e logística, alojamento e acolhimento, montagem da estrutura dos shows, reforço da segurança, entre outros. As doações podem ser feitas através do link: https://doe.pt.org.br/