Vitória de Lula é celebrada nas ruas de todo o Brasil
Eleitores comemoraram durante a noite de domingo (30) e a madrugada de segunda-feira (31) a vitória de Lula para o seu 3º mandato.
Publicado 31/10/2022 15:14 | Editado 31/10/2022 16:02
Após a confirmação de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil na noite de domingo (30), as ruas do país foram tomadas por eleitores em comemoração pela vitória.
Lula recebeu 50,90% dos votos contra 49,10% do atual presidente: 2,1 milhões de votos a mais do que Bolsonaro. Veja como foram as celebrações em algumas cidades.
São Paulo
Multidão se reuniu na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), para celebrar a vitória de Lula que discursou em carro de som para os eleitores. Também estiveram na ocasião o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), a senadora Simone Tebet (MDB), o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), os deputados federais eleitos André Janones (Avante), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (Psol), a ex-presidenta Dilma Rousseff, entre outras lideranças.
Bahia
Em Salvador (BA), a comemoração foi no bairro do Rio Vermelho. Em toda a Bahia, Lula teve 72% dos votos válidos. A festa também foi em comemoração à vitória do governador do PT, Jerônimo Rodrigues.
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre (RS), a festa foi na Cidade Baixa, com estimativa de 50 mil pessoas reunidas.
Alagoas
Na cidade de Maceió (AL), a comemoração também se deu pela vitória de um governador apoiado por Lula. Paulo Dantas (MDB) foi reeleito governador.
Minas Gerais
Na capital mineira, os eleitores realizaram uma grande festa na Praça 7, centro de Belo Horizonte. Em Minas, Lula obteve 50,20% dos votos (6.190.960), enquanto Bolsonaro teve 49,80% (6.141.310 votos), mantendo a tradição de que o presidente eleito vence no estado.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro (RJ), os apoiadores de Lula se encontraram na Cinelândia.
Distrito Federal
A festa em Brasília (DF) aconteceu na Torre de TV.
Maranhão
Em São Luís, capital do Maranhão, a vitória foi comemorada em frente à RFFSA-Rede Ferroviária Federal, na Beira Mar, centro da cidade. Estiveram no local o ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB), o governador reeleito (ainda no 1º turno) Carlos Brandão, e o vice-governador eleito Felipe Camarão (PT).