Feminista francesa, Annie Ernaux, ganha Prêmio Nobel de Literatura 2022
Anúncio foi feito nesta quinta (6) pela Academia Sueca, em Estocolmo. Autora de uma vasta obra autobiográfica, Annie é uma das convidadas para a Flip deste ano.
Publicado 06/10/2022 20:05 | Editado 07/10/2022 14:02
Annie Ernaux, a escritora francesa de 82 anos, venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) em Estocolmo, na Suécia. Feminista, a autora é conhecida por seus romances sobre dominação das classes sociais e gênero baseados em sua experiência de vida. Segundo a Academia, Annie foi premiada pela “coragem e acuidade clínica com que descobre as raízes, os distanciamentos e as restrições coletivas da memória pessoal”.
“Para mim representa algo imenso em nome daqueles de quem venho, em primeiro lugar. Uma vez eu disse que queria vingar minha raça. Quando eu disse isso, eu realmente não sabia como fazê-lo. Mas aconteceu com palavras e com livros”, declarou diante de um enxame de câmeras e microfones em um elegante salão da sede da Gallimard em Paris, sua editora desde que enviou em 1972 seu primeiro livro, Os armários vizinhos , e até o último Le jeune homme (O jovem). Ernaux acrescentou: “Receber o Nobel é, para mim, uma responsabilidade de continuar”.
Autora de cerca de 20 livros, Annie foi revelada em 1983, com O Lugar – referência para autores que mesclam auto ficção e sociologia em suas obras. Além disso, ela também é militante do Parlamento da União Popular, que une organizações como a França Insubmissa, o Partido Socialista, o Partido Ecologista e o Partido Comunista Francês.
Entre os livros da autora publicados no Brasil pela editora Fósforo, destacam-se O Lugar, Os Anos e O Acontecimento (adaptado recentemente para o cinema), aclamados pela crítica e pelo público. Seu lançamento mais recente, em setembro deste ano, foi publicado na França em 1997 e chama-se A Vergonha, com tradução de Marília Garcia.
No Brasil, Manuela d’ Ávila é uma das principais divulgadoras de Ernaux – e inclusive tem uma aula sobre Ernaux disponível no Youtube.
Annie vem ao país em novembro, para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio, que acontece entre 23 e 27 de novembro. Na ocasião, ela fará o lançamento de O Jovem, obra que narra seu envolvimento com um homem 30 anos mais novo do que ela.
Para saber mais sobre a vida e obras da escritora Annie Ernaux, clique aqui.