Programa de Lula tem maior participação popular da história
Plano de Governo recebe mais de 13 mil sugestões. A Plataforma Participativa registrou mais de 277 mil acessos
Publicado 23/07/2022 15:27 | Editado 24/07/2022 09:40

A plataforma participativa “Juntos pelo Brasil” recebeu a maior participação popular da história da democracia brasileira: ao todo, foram mais de 13 mil propostas vindas de cidadãos comuns, movimentos sociais, coletivos de diversas origens, sindicatos e outras entidades, uma média de 500 por dia.
A Plataforma Participativa “Juntos pelo Brasil” recebeu sugestões de propostas para o programa de governo da chapa Lula/Alckmin entre os dias 20 de junho e 20 de julho.
Leia também: Lula e Alckmin lançam diretrizes programáticas, com unidade histórica de sete partidos
Dentre o conjunto dos temas recebidos,15% foram sobre Direitos Humanos, 12% sobre Educação e 7% sobre Saúde. E o tema “Nova estratégia nacional de desenvolvimento justo, solidário, sustentável, soberano e criativo” representou 5% do total.
Houve mais de 277 mil acessos à Plataforma, representando pessoas que propuseram, que baixaram as diretrizes do Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil e que também leram as propostas feitas por outras pessoas. Houve mais de 14 mil downloads das diretrizes.
Leia também: Diretrizes para o programa Lula-Alckmin incorporam propostas de FUP, Ineep e Dieese
As propostas foram enviadas ao site https://www.programajuntospelobrasil.com.br/ por pessoas e coletivos, algumas representam reflexões e bandeiras históricas de diversos movimentos sociais.
A plataforma Juntos pelo Brasil foi principalmente um instrumento de mobilização, que refletiu a agenda das redes sociais e da sociedade.
De acordo com os responsáveis pela Plataforma, o processo de participação social continuará depois de encerrar o prazo de contribuições. Tudo será sistematizado e entregue à Comissão de Redação do Programa de Governo. Além disso as propostas serão organizadas e entregues às equipes de transição e dos futuros ministérios.
Leia também: Programa de governo Lula-Alckmin recebe 5,5 mil propostas em uma semana