Lula surpreende com mensagem a Petro, da Colômbia
O pré-candidato enviou mensagem de torcida por Gustavo Petro, que disputa a presidência da Colômbia, neste domingo.
Publicado 28/05/2022 10:12 | Editado 29/05/2022 09:12

Diante da violenta eleição presidencial que ocorre na Colômbia, neste domingo (29), o pré-candidato brasileiro Luis Inácio Lula da Silva aproveitou ato com 87 movimentos sociais, nesta sexta (27), para mandar uma mensagem ao candidato de esquerda à presidência da Colômbia, Gustavo Petro.
Antes de fazer seu pronunciamento, Lula surpreendeu as todos, ao pedir que ficassem em pé e anunciou que faria um jogral típico das manifestações estudantis, em que ele fala um trecho que é repetido por todos. O objetivo era gravar e mandar para Petro.
Após o emocionante minuto de silêncio em protesto pelo assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, Lula disse que faria um minuto de ação internacionalista pela Colômbia.
Leia também: Como funcionam as eleições colombianas e por quê a direita tenta sabotá-las
Lula contou que o candidato de esquerda, progressista e democrático, que tem uma mulher como vice [Francia Márquez], está sendo vítima de ataques. Ele já sofreu atentado e Lula observou que, nas fotos, ele está sempre cercado de seguranças para evitar que seja baleado. Ele fez questão que a gravação do jogral captasse o som da plateia.

A mensagem enfatizou a necessidade de Brasil e Colômbia estarem unificadas, a partir destas eleições nos dois países, para que Petro e Lula promovam integração comercial, política e cultural no continente:
“Nós, trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, estudantes, representantes de todos os movimentos sociais do Brasil, que votamos para recuperar a democracia e derrubar um governo fascista em outubro, queríamos pedir ao povo trabalhador da Colômbia, aos estudantes, aos movimentos sociais, a todos que defendem a democracia, que no dia da eleição colombiana, no próximo domingo, o povo pudesse votar no companheiro Gustavo Petro para presidente da Colômbia. Para que, a partir de outubro, Colômbia e Brasil possam se unir e construir integração política, integração cultural para que tenhamos um bloco mais forte, para integrar com outros blocos do mundo. Gustavo Petro é a certeza que a Colômbia será democrática depois das eleições. Um abraço e até a vitória”.
Em seu perfil do Twitter, Petro agradeceu o apoio. “Obrigado a Lula, futuro presidente do Brasil, por seu apoio. Tomara que possamos construir uma América Latina unida na produção, na justiça social e no conhecimento”, escreveu o senador colombiano. Com cerca de 40% das intenções de voto, a tendência é que ele passe para o segundo turno para disputar, no dia 19 de junho, contra Federico Gutiérrez ou Rodolfo Hernández, ambos candidatos de coligações de direita.
Gracias Lula, futuro presidente del Brasil, por su apoyo. ojalá podamos construir una latinoamérica unida en la producción, la justicia social y el conocimiento. https://t.co/DmTC33rxh4
— Gustavo Petro (@petrogustavo) May 27, 2022
Leia também: Pela primeira vez a Colômbia votará com absoluta liberdade, diz Samper
Assista o jogral para Petro e a íntegra do discurso de Lula:
Mais um observador eleitoral impedido de entrar na Colômbia
Colômbia: mais dois massacres de líderes sociais a quatro dias da eleição
Encerrada a campanha, Petro quer mudanças profundas na Colômbia
Colômbia: lideranças religiosas conclamam respeito à paz e ao resultado das urnas
A solução para a Colômbia passa pela superação do medo, diz professor
“Pacto Histórico é frente ampla para levar Colômbia à vitória com Petro”