Quem é Joe Rogan e por que o Spotify o ama tanto?
O podcaster de extrema direita, vendido por milhões a uma plataforma, coloca em questão as responsabilidades desse formato e o futuro dessa mídia.
Publicado 08/02/2022 15:51
Joe Rogan é descrito em seu site como “comediante stand up, fanático por artes marciais mistas, aventureiro psicodélico, apresentador do podcast The Joe Rogan Experience”. É esta última que realmente fez seu nome e, para muitos públicos, também fez o meio de podcasting .
O podcast de Rogan recebe cerca de 200 milhões de downloads por mês, tornando-o o podcaster mais popular dos EUA.
Quando o Spotify assinou um acordo de US$ 100 milhões com Rogan em 2020 pelos direitos exclusivos de seu podcast, a indústria prestou atenção. Antes disso, os podcasts estavam por toda parte, e seu status de “agnóstico de plataforma” (livre de amarras) era fundamental para atrair criadores e público.
O negócio era uma aposta, mas baseada em números. Como o jornalista musical Ted Gioia colocou em maio de 2020, “o Spotify valoriza Rogan mais do que qualquer músico na história do mundo”. A razão? “Um músico precisaria gerar 23 bilhões de streams no Spotify para ganhar o que está pagando a Joe Rogan por seus direitos de podcast”.
O Spotify pode justificar o desembolso espetacular: há uma tonelada de dólares em publicidade a serem feitas em áudio de palavras faladas, onde o podcasting está consumindo o que antes era domínio do rádio. Outros anfitriões de podcast estelares do Spotify incluem Barack Obama e Bruce Springsteen, Príncipe Harry e Meghan Markle.
Por que Joe Rogan é tão popular?
O que é importante sobre Joe Rogan também é o tipo de ouvinte que ele atrai. A Media Monitors diz que a audiência de Rogan é “71% do sexo masculino e dividida igualmente entre os graduados do ensino médio e pós-secundário. Cerca de 57% de seu público relata ganhar mais de US$ 50 mil por ano, com 19% ganhando mais de US$ 100 mil”, com uma idade média de 24 anos.
The Atlantic coloca o gênero no centro de seu apelo, sugerindo que “[Rogan] entende os homens na América melhor do que a maioria das pessoas. O resto do país deve começar a prestar atenção.”
Antes de Rogan assinar com o Spotify, a exclusividade no podcasting era inédita. Em 2001, o “hacker de mídia” norte-americano Dave Winer tornou público o RSS, o feed Really Simple Syndication que poderia “soltar” automaticamente um episódio de podcast online para um assinante. Winer tomou a decisão consciente de tornar o RSS gratuito e universal, a fim de preservar um ethos democrático para podcasting semelhante aos blogs recém-criados que ele adorava.
Assinar um acordo exclusivo com Rogan poderia “tornar” o Spotify como uma plataforma de podcasting de escolha (e império de áudio em geral), ou poderia fazer Rogan perder fãs que não se importavam em se mudar com ele. Um estudo do The Verge mostrou que Rogan ganhou fãs quando fez o acordo exclusivo de podcasting.
Parte do apelo de Rogan é sua crueza – com episódios regulares de duas a três horas e com edição mínima (se houver). Ele diz o que pensa e sente no momento , aproveitando o poder emocional convincente da voz de forma semelhante aos grandes locutores de rádio de qualquer época.
Então qual é o problema?
Rogan muitas vezes faz afirmações perniciosas. Um exemplo irônico ocorreu quando Rogan circulou um anúncio falso feito por Gruen para representar a propaganda pandêmica da Austrália – ainda mais engraçado dado que o anúncio parodiava pessoas que confiam mais nos conselhos de Rogan do que de profissionais médicos.
Ele acrescentou uma correção, ainda que pequena, e esse tipo de erro se tornou meme desde então.
Muito mais a sério, Rogan tem vendido teorias da conspiração e desinformação. Ele amplificou o apresentador de rádio Alex Jones, que se desgraçou por espalhar uma mentira de que o massacre de Sandy Hook [tiroteio numa escola, em 2012, que matou 26 pessoas, a maioria crianças] não aconteceu (aparentemente causando conflito interno no Spotify no ano passado como resultado).
De acordo com um relatório da Media Matters , que estudou a Joe Rogan Experience por um ano, Rogan regularmente trafica desinformação e intolerância. O autor chamou atenção especial para a “desinformação e intolerância de direita” de Rogan, “retórica anti-trans” e “desinformação sobre covid-19”.
Uma coleção de profissionais médicos fez campanha contra a desinformação na plataforma, e artistas como Neil Young e Joni Mitchell removeram seus trabalhos do Spotify.
Em resposta, o Spotify finalmente divulgou algumas “ regras da plataforma ”, mas são declarações generalizadas que evitam infringir a liberdade de criadores como Rogan.
O mais importante em tudo isso é o público. Rogan sustenta que ele é apenas um comediante tendo longas conversas. Isso soa bem na superfície (e semelhante ao infame “ não sou um jornalista, mas um artista ” alegações feitas pelos radialistas australianos John Laws e Alan Jones), mas na prática as palavras de Rogan são ouvidas por muito mais pessoas do que o comediante médio apenas batendo um papo.
Oeste selvagem do podcasting
Podcasting ainda é relativamente um oeste selvagem como indústria e mídia. Com vínculos tanto com a indústria da música quanto com o rádio , o podcasting permanece em grande parte não regulamentado e diversificado.
Em uma podesfera que agora conta com cerca de três milhões de títulos, projetos multimilionários com produção de áudio impecável e scripts engenhosos coexistem ao lado de amadores que carregam conversas desconexas e quase inaudíveis. Um fenômeno quase global e multiplataforma, o podcasting muitas vezes foge das leis de qualquer jurisdição.
A origem de princípio de formato aberto de Dave Winer para podcasts está em jogo desde que Joe Rogan vendeu seu nome para o Spotify. A questão agora é: onde fica a liberdade editorial? Os podcasters devem ser regulamentados? E se sim, como?
Em resposta à recente controvérsia do Spotify, Rogan diz que “não está interessado em conversar apenas com pessoas que têm uma perspectiva”. Mas como uma figura pública com uma plataforma tão grande, ele realmente deveria dar igual peso a vozes que claramente têm evidências desiguais para apoiá-las?
- Liz Giuffre é professora Sênior em Comunicação, University of Technology Sydney
- Siobhan McHugh é professora Associada Honorária, Departamento de Mídia e Comunicações, Universidade de Sydney