Como EUA e Europa tentam neutralizar influência energética da Rússia
As dificuldades para substituir o fornecimento russo de gás são enormes, mas a cada atrito entre os blocos, se busca a neutralização dessa dependência por outros meios. Mas as vantagens de Putin ainda são grandes.
Publicado 31/01/2022 18:51
A perspectiva de conflito entre a Rússia e os países da OTAN sobre a Ucrânia levantou temores de uma crise energética na Europa. A Rússia fornece quase metade do gás natural da Europa, e alguns líderes temem que Moscou possa restringir o fluxo se as hostilidades começarem. Para enfraquecer a influência da Rússia, o governo Biden está trabalhando para garantir embarques adicionais de gás para a Europa de outras fontes. A especialista em política energética global Amy Myers Jaffe explica a quantidade de gás disponível e o que está envolvido no redirecionamento.
Qual a dependência da Europa do gás natural e quem são os seus principais fornecedores?
O gás natural representa cerca de um quinto de toda a energia primária utilizada em toda a Europa. É responsável por cerca de 20% da geração de energia elétrica e também é utilizada para aquecimento e processos industriais.
A Rússia é o maior fornecedor de gás natural para a Europa, enviando cerca de 40% do abastecimento do continente por gasoduto . Os próximos maiores fornecedores via gasoduto são a Noruega (22%), Argélia (18%) e Azerbaijão 9% . A Europa também recebe gás natural liquefeito e entregue por navio.
Nos últimos meses, as importações europeias de gás natural liquefeito, ou GNL, dos EUA e de outros países atingiram níveis recordes em cerca de 400 milhões de metros cúbicos por dia. Para colocar isso em perspectiva, um único navio de carga de GNL pode conter cerca de 125.000-175.000 metros cúbicos de gás natural – energia suficiente para aquecer 17 milhões de lares britânicos por um dia de inverno.
Quais são os maiores constrangimentos para os exportadores no envio de mais gás para a Europa?
O GNL é feito resfriando o gás natural a menos 260 graus Fahrenheit (menos 162 graus Celsius), o que reduz seu volume por um fator de mais de 600 . O gás natural é canalizado para um porto, processado em uma planta de liquefação e depois carregado em navios-tanque especializados isolados e com temperatura controlada para embarque por mar.
Para receber GNL, um porto de descarga deve ter uma planta de regaseificação que converta o GNL de volta à forma gasosa para que possa ser enviado por gasoduto aos usuários finais. Tanto as plantas de liquefação quanto as plantas de regaseificação custam bilhões de dólares e levam vários anos para serem construídas.
Após uma crise semelhante em 2009 , quando um conflito financeiro com a Ucrânia levou a Rússia a suspender os embarques de gás por 20 dias, a Europa ampliou substancialmente seu número de instalações de regaseificação para 29. Atualmente, ainda há espaço nos terminais europeus de recebimento de regaseificação para importar mais GNL e muito espaço de armazenamento para armazenar suprimentos importados praticamente indefinidamente. Mas muitos dos principais fornecedores do mundo estão no limite , com pouca capacidade para produzir e liquefazer mais gás natural do que já estão movimentando.
O mercado global de GNL tem alguma flexibilidade. Cerca de dois terços de todo o GNL são vendidos sob contratos firmes e de longo prazo com destinos fixos. Alguns grandes detentores de contratos como Coréia do Sul, Japão e China e seus fornecedores estão dispostos a redirecionar cargas para a Europa se um novo corte nas exportações russas criar uma crise de oferta cada vez pior.
Os fornecedores já redirecionaram as remessas dessa maneira antes?
O principal exemplo ocorreu em 2011, quando um tsunami provocou um derretimento e liberação de radiação na usina nuclear japonesa de Fukushima Daiichi. O Japão fechou todas as suas usinas nucleares para avaliar se estavam preparadas para desastres semelhantes. Os fornecedores de GNL desviaram remessas de gás para o Japão para ajudá-lo a enfrentar a crise imediata.
Hoje, analistas dizem que produtores ou importadores de GNL podem redirecionar cargas que podem compensar cerca de 10% a 15% de qualquer déficit . Ainda assim, essas mudanças provavelmente seriam a preços premium, deixando os consumidores europeus com uma conta ainda mais alta do que enfrentam agora.
Os combustíveis fósseis representam mais de 70% do abastecimento energético da Europa, com uma quota crescente proveniente do gás natural. A União Européia estabeleceu a meta de tornar sua economia neutra em carbono até 2050. O uso de carvão caiu, mas o gás natural é um elemento controverso de seu plano de energia de longo prazo.
O aumento das remessas de GNL dos EUA para a Europa aumentará os preços para os consumidores dos EUA?
As instalações de exportação de GNL existentes nos EUA estão operando em plena capacidade há vários meses. Cerca de metade dos embarques de GNL dos EUA em dezembro de 2021 foram destinados à Europa, estimulados pelo aumento dos preços nos mercados europeus . Anteriormente, uma parcela maior das exportações de GNL dos EUA estava navegando para a China , onde as restrições relacionadas à seca na energia hidrelétrica criaram um aumento na demanda por gás natural.
Em outras palavras, os vendedores dos EUA conseguiram fornecer mais gás para a Europa desviando cargas de exportação , em vez de vender gás que de outra forma seria usado internamente. Na minha opinião, se os preços do gás natural nos EUA subirem nas próximas semanas, o clima de inverno provavelmente será um fator maior do que as exportações de GNL.
A Rússia não prejudicaria sua própria economia cortando as exportações de gás para a Europa e perdendo essas receitas?
Nos últimos anos, a Rússia estruturou seu orçamento federal de uma maneira que lhe permitiu armazenar US$ 630 bilhões em reservas cambiais – dinheiro mantido pelo banco central em outras moedas para uso discricionário, bem como contas de poupança individuais. Os líderes russos podem usar esses fundos para enfrentar novas sanções ou mudanças inesperadas no preço do petróleo.
Por exemplo, no ano passado, o Kremlin baseou seus gastos em uma estimativa conservadora baixa do preço do petróleo de equilíbrio de US$ 45 por barril, dando a si mesmo alguma margem de manobra. Em última análise, os preços do petróleo em 2021 atingiram a média de US$ 71 por barril , proporcionando um ganho orçamentário considerável.
Por meio dessa estratégia fiscal, o presidente russo, Vladimir Putin, acumulou um baú de guerra para resistir a qualquer nova rodada de sanções, ou mesmo à perda total das receitas de exportação de gás natural da Europa por um período de tempo.
Ainda assim, qualquer movimento russo para cortar as exportações de gás para a Europa pode ter consequências de longo prazo. Putin pode ter esperado que sua tagarelice sobre o gás natural, e os altos preços que desencadeou , convenceriam os europeus de que o gás russo é vital e não pode ser facilmente substituído por energia renovável. Mas, ironicamente, essa tática já pode ter criado um desgosto duradouro que acelera o pivô da Europa para a energia eólica offshore , hubs de hidrogênio euro-norte-africano e GNL dos EUA .
A Gazprom , a empresa russa com a maior pegada de exportação de gás na Europa, também pode se ver à deriva em um mar de ações judiciais e altas multas por quebrar seus compromissos contratuais após um corte. Isso, por sua vez, pode afetar o povo russo, que também depende da solvência da Gazprom para seu combustível de inverno para aquecimento.
Putin pode estar disposto a apostar que uma crise de preços de energia na Europa irá semear o descontentamento popular, acabar com a transição energética e ajudar a Rússia a ganhar concessões sobre o posicionamento de tropas e mísseis da Otan. Mas há poucas evidências de que a Europa reagirá dessa maneira. Embora a mudança da Europa para as energias renováveis leve tempo, ainda será uma má notícia a longo prazo para a Rússia, que tem 1.688 trilhões de pés cúbicos de reservas de gás natural para serem explorados por até 100 anos de fornecimento.
Amy Myers Jaffe é professora pesquisadora da Escola de Direito e Diplomacia Fletcher, da Universidade Tufts