Centrão: Bolsonaro deve ir para PL e causar debandada no União Brasil
Com isso, começa debandada do União Brasil, com 15 deputados acompanhando Bolsonaro. PP tinha mais resistências a Bolsonaro.
Publicado 09/11/2021 08:01 | Editado 09/11/2021 08:25

Numa conversa telefônica nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro confirmou ao presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, a decisão de se filiar ao partido para disputar a reeleição em 2022. Costa Neto confirmou a conversa a veículos de imprensa, assim como o próprio Bolsonaro.
Antes de decidir pelo PL, Bolsonaro também conversou com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP. No PP, havia resistência à filiação de Bolsonaro em alguns estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Paraíba. Por outro lado, havia a perspectiva de que o PL deixaria a base do governo no próximo ano.
Pela negociação em curso, o PP deve escolher o candidato a vice na chapa de Bolsonaro. E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terá apoio para disputar a reeleição para o comando da Casa. A intenção é fazer um palanque em 2022 que inclua também o Republicanos.
A expectativa é que cerca de 15 deputados federais bolsonaristas acompanhem o presidente. Atualmente, esses deputados estão filiados ao antigo PSL – que se fundiu com o DEM para criar o União Brasil.
Em 2018, Bolsonaro fez campanha criticando o que chamava de “velha política” e “toma-lá-dá-cá”, o que gerava simpatia em seu eleitorado antipolítica. Porém, gradualmente, o governo foi incorporando ministros e cargos para políticos do Centrão, conquistando seu apoio na Câmara dos Deputados, gerando decepção em setores de sua base.
Horas depois de correr notícia sobre a filiação de Bolsonaro ao PL, Carlos Bolsonaro apagou uma publicação de 2016 sobre um suposto caso de corrupção envolvendo Valdemar da Costa Neto, presidente do PL.
Confira reações políticas:
Se os bolsominions tivessem alguma vergonha na cara, estariam bem constrangidos depois de o Mico admitir que confia na urna eletrônica e vai se filiar ao partido que foi do vice de Lula.
Mas eles são comprometidos com a incoerência. Vergonha eles passam no crédito e no débito.
— Orlando Silva (@orlandosilva) November 8, 2021
Bolsonaro vai se filiar ao PL, de Valdemar Costa Neto.
A tal “nova política” sempre foi o pior da velha política!
— Erika Kokay (@erikakokay) November 8, 2021
Lembram do “se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão”, do general Heleno?
Como está o general falastrão com Bolsonaro dizendo que sempre foi um “cara do Centrão” e se filiando ao PL, de Valdemar Costa Neto?
A “nova política” sempre foi mais uma fake news!
— Erika Kokay (@erikakokay) November 9, 2021
BOLSONARO, O MITO DO CENTRÃO! Aquele que iria superar a “velha política” está à beira de se filiar no PL, do corrupto Valdemar Costa Neto, após acordo com o PP, partido super implicado em esquemas de ladroagem. Bolsonaro sempre foi do centrão. Ele encarna o que há de mais podre.
— Ivan Valente (@IvanValente) November 8, 2021
Quem diria que Bolsonaro, que se elegeu prometendo não fazer “toma lá, dá cá”, que seria a nova política, decidiu se filiar no PL.
SIM, O PL, O PARTIDO DO VALDEMAR, DO MENSALÃO.
Estelionato eleitoral maior não há, mas infelizmente sempre tem trouxa pra defender o indefensável.
— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) November 8, 2021
Carlos Bolsonaro resolveu apagar esse tweet depois do Miliciano da República anunciar sua filiação ao PL de Valdemar Costa Neto. pic.twitter.com/YUeIs3IfCq
— Haddad Debochado (@HaddadDebochado) November 8, 2021