Ernesto Samper acusa OEA de perder neutralidade e submeter-se aos EUA
“A OEA se tornou um instrumento da hegemonia hemisférica dos Estados Unidos”, disse o ex-presidente da Colômbia
Publicado 02/09/2021 17:46
O governo do México, por meio de seu chanceler Marcelo Ebrard, anunciou que proporá na próxima cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) substituir a Organização dos Estados Americanos (OEA) por uma entidade “autônoma e não corpo intervencionista ”. Ernesto Samper, ex-presidente da Colômbia e secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), comenta sobre a situação da OEA e outras organizações do continente americano e momento que vive a integração regional.
O que você acha da proposta do governo mexicano de criar um órgão para substituir a OEA?
Há algum tempo, a OEA vem demonstrando sua total incapacidade de administrar uma relação madura e rigorosa entre os Estados Unidos, o Canadá e o restante da América Latina. Esse foi o resultado da decepção produzida pela não materialização da proposta do presidente Clinton na Cúpula das Américas de integrar todas as Américas em um único bloco; poucos dias depois, ele assinou um acordo de livre comércio com os Estados mexicanos. isso praticamente acabou com as propostas feitas na Cúpula de Miami. A partir desse momento, o sistema interamericano, essencialmente liderado pela OEA, começou a falhar. Exceto por questões muito específicas, como a questão dos Direitos Humanos, é claro que neste momento a região precisa de um mecanismo autônomo e independente para poder processar suas relações regionais.
Por que a OEA não é um órgão viável para a integração do continente?
A OEA não é um órgão viável porque, como recentemente foi demonstrado, perdeu a capacidade de atuar com neutralidade na região. As fraudes perpetradas nas eleições bolivianas com o apoio da OEA, o lançamento de uma operação punitiva contra a Venezuela desde a fronteira com a Colômbia e suas fracassadas intervenções na América Central demonstram que a OEA se converteu em um instrumento da hegemonia hemisférica dos Estados. • Unidos na região, o que impede uma relação de equidade simétrica entre a América Latina e os Estados Unidos. Assim, mecanismos que em algum momento foram vistos como importantes para as relações hemisféricas, como os mecanismos de defesa conjunta, os próprios mecanismos de apoio em caso de agressão externa, têm demonstrado seu anacronismo, como o TIAR por exemplo.
Como você analisa o presente da UNASUL? E como você analisa a integração regional hoje?
Acredito que a integração nunca foi tão importante como agora e nunca estivemos tão desintegrados como agora. Posso imaginar como teria sido a intervenção do Instituto de Saúde da UNASUL nesse episódio da pandemia, consolidando as ofertas de vacinas com sua larga experiência, apoiando os sistemas de saúde da região. Esse único fantasma do que poderia ter sido a ação da UNASUL me leva a concluir que uma das opções, além do processo de convergência dos mecanismos de integração sub-regional que o presidente Fernández pediu para convergir para a CELAC, poderia ser uma UNASUL ampliada. Ou seja, uma UNASUL à qual retornam seus sócios originais e à qual se agregam outros mecanismos de integração como os Estados do Caribe ou a própria integração centro-americana. Se a decisão é ir em direção a uma convergência na CELAC, na qual estariam todos os países, teríamos que pensar em uma transformação total da CELAC para que tenha uma secretaria executiva com poderes, suporte técnico que lhe permita fixar seu posições para que funcione por meio de agendas ministeriais, como é o caso da União Europeia. Sobretudo para que se inspire em princípios políticos de integração mais política do que ideológica, como a defesa da condição de zona de paz da região no mundo, a vigência dos Direitos Humanos ou a continuidade democrática. apoio técnico que lhe permite fixar posições para que funcione por meio de agendas ministeriais, como é o caso da União Europeia. Sobretudo para que se inspire em princípios políticos de integração mais política do que ideológica, como a defesa da condição de zona de paz da região no mundo, a vigência dos Direitos Humanos ou a continuidade democrática. apoio técnico que lhe permite fixar posições para que funcione por meio de agendas ministeriais, como é o caso da União Europeia. Sobretudo para que se inspire em princípios políticos de integração mais política do que ideológica, como a defesa da condição de zona de paz da região no mundo, a vigência dos Direitos Humanos ou a continuidade democrática.
Fonte: Nodal