“É o início de uma mobilização que precisa crescer para dar conta deste momento delicado.” É desta forma que o professor de Ciência Política da USP, José Álvaro Moisés, analisa o manifesto assinado por empresários e outros representantes da sociedade civil, lançado nesta quinta-feira, dia 5, em favor da democracia e do sistema eleitoral brasileiro.
No manifesto publicado no site intitulado Eleições serão respeitadas, o texto cita que um “futuro só será possível com base na estabilidade democrática. O princípio chave de uma democracia saudável é a realização de eleições e a aceitação de seus resultados por todos os envolvidos”. Termina afirmando confiança no atual sistema de votação eletrônico e salienta que “a sociedade brasileira não aceitará aventuras autoritárias”.
Em reportagem publicada no jornal O Globo, nesta sexta, dia 6, empresários que assinaram o manifesto disseram que “tomaram a decisão de romper o silêncio sobre a ofensiva do presidente ao identificar um risco real de ameaça à democracia, e que sentiram a necessidade de mandar um recado claro, reforçando que a sociedade não aceitará retrocessos autoritários”.