Publicado 28/07/2021 17:15 | Editado 28/07/2021 19:53
Nesta quarta-feira (28/07), uma comitiva da União Brasileira de Mulheres – UBM, liderada pela Presidente Nacional Vanja Andréa Santos, visitou a Prefeita de Contagem/MG Marília Campos (PT). Participaram do encontro a ex-Deputada Federal Jô Moraes (PCdoB), o Secretário Municipal de Governo Pedro Amaral (PCdoB), a Presidente Estadual da UBM Bárbara Ravenna, Isadora Scórcio militante da UBM e dirigente municipal do PCdoB de Contagem e Arthur Custódio membro do Conselho Nacional de Saúde.
Na conversa foi destacada a preparação do Congresso Estadual e Nacional da UBM, momento de intenso debate e formulação da entidade que luta pelo feminismo emancipacionista há 32 anos.
A Prefeita Marília Campos reforçou a parceria entre movimentos sociais e o poder público em seu governo através da participação nos Conselhos de Políticas Públicas, em especial o Conselho da Mulher de Contagem e os Conselhos Regionais que contam com participação setoriais de conselheiras nos territórios.
Vanja, além de Presidente Nacional da UBM, integra o Conselho Nacional de Saúde e falou sobre a importância das mulheres enquanto lideranças políticas e sociais na construção de políticas públicas, nesse sentido, Vanja lembrou das iniciativas legislativas da ex-deputada federal Jô Moraes em defesa das mulheres no Congresso Nacional, uma referência da luta do feminismo emancipacionista para todas.
Jô Moraes lamentou que o Governo Federal de Jair Bolsonaro esteja provocando um desmonte acelerado das políticas de saúde, prevenção e combate a violência contra a mulher construídas ao longo dos últimos anos nos governos democráticos e populares de Lula e Dilma.
Apesar dessa conjuntura, Isadora Scórcio comentou que os índices de violência contra a mulher estão caindo em Contagem e que mesmo que não se possa afirmar categoricamente que esse seja o motivo, a eleição de uma Prefeita mulher na cidade junto a liderança política de Marília Campos inibem comportamentos violentos e empodera as mulheres na cidade.
Por fim, Bárbara Ravenna destacou o papel das mulheres na luta pelo Fora Bolsonaro e a participação ativa da UBM nas quatro manifestações que aconteceram em Belo Horizonte levando milhares as ruas em defesa da vida, da democracia e dos direitos.