“Mario Frias precisa de um banho de cultura”
Veja reações contundentes em repúdio à fala racista do secretário de Cultura, Mário Frias, contra o historiador Jones Manoel.
Publicado 15/07/2021 20:47 | Editado 16/07/2021 01:08

O secretário especial de Cultura, Mario Frias, fez uma comparação racista ao dizer que o historiador negro Jones Manoel “precisa de um bom banho”. A fala foi feita via Twitter após o militante e historiador do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e youtuber, usar as redes sociais para dizer que “já tinha comprado fogos” com a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (sex-PSL), seria transferido do Distrito Federal a São Paulo.
Frias disse que não conhecia quem era Jones Manoel — que tem mais de 130 mil seguidores no Twitter e no Instagram, e um perfil no YouTube, no qual discute história com 165 mil inscritos — e atribuiu a cor do youtuber com a falta de limpeza.
Jones afirmou que dará seguimento ao caso, acionando o secretário judicialmente. “Tenho uma reunião ainda hoje com advogados do partido que integro, o PCB [Partido Comunista Brasileiro] para traçar uma estratégia judicial. Prestaremos queixa e entraremos com um processo contra o secretário”, disse à imprensa.
Com a repercussão, lideranças políticas, influencers e ativistas criticaram a fala racista de Mario Frias. As reações são contundentes e se acumulam. Veja algumas:
Um secretário de cultura que não sabe que nossa maior riqueza é a diversidade. Que não se cansa de expor seu racismo nas redes. Quem precisa de um banho é o senhor Mario Frias. UM BANHO DE CULTURA.
— Jandira Feghali ??? (@jandira_feghali) July 15, 2021
Mario Frias é um criminoso racista, merece processo e cadeia.
Ao professor @_makavelijones, todo nosso apoio e incentivo.
— Orlando Silva (@orlandosilva) July 15, 2021
Mario Frias é um racista asqueroso. Minha solidariedade a Jones Manoel!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 15, 2021
Racismo é crime! A fala do secretário Mario Frias é racista e isto merece ser tratado com os rigores da lei. O post foi apagado, mas os prints que comprovam estão por aí. O mais triste é que não surpreende nada que venha desse governo! Minha solidariedade a Jones Manoel.
— Alice Portugal (@Alice_Portugal) July 15, 2021
É um absurdo! O @mfriasoficial fez ofensas racistas ao historiador Jones Manoel, seguindo o pensamento do desgoverno que faz parte. Não podemos mais admitir esse tipo de tratamento. https://t.co/ybtg3vjU71
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) July 15, 2021
De quem lambe as botas de um presidente racista, como Mário Frias faz todo dia, não se espera outra coisa que não racismo. Conteúdo intestinal é algo que une os integrantes desse governo. Espero que o MP aja e a Justiça o puna com rigor. Minha solidariedade a Jones Manoel.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) July 15, 2021
Um dos ativistas que se manifestou em repúdio foi Bruno Kanela, liderança indígena do Distrito Federal do povo Kanela do Araguaia.
Quero ver se tem peito pra ser RACISTA perto da gente @mfriasoficial vamos mostrar pra você um banho de civilidade e respeito sobre corpos negros
— Bruno Kanela (@brunookanela) July 15, 2021
Outra coisa além de racismo não se poderia esperar de quem aceita ser fantoche da cultura de um governo corrupto e que odeia o Brasil. Que Jones Manoel o processe e que seja o início do fim da vida pública de mais um sujeito decadente, frustrado e ridículo que compõe este governo
— Silvio Almeida (@silviolual) July 15, 2021
Toda a solidariedade ao camarada Jones Manoel, vítima de um ataque racista desse mutante medíocre que ocupa a pasta da Cultura. Ódio, ódio e nojo por esse racista fdp. Vai cair junto com o chefe https://t.co/WEqfCfBOhg
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) July 15, 2021
Dps de Bolso dizer q deve ter barata no cabelo de um seguidor negro, o secretário de cultura Mário Frias diz sobre o historiador Jones Manoel, q é negro: “precisa de um bom banho” https://t.co/6C0j25dNtJ Td bolsominion é racista, misógino, LGBTfóbico. Nunca falha!
— Lola Aronovich (@lolaescreva) July 15, 2021
Jones agradeceu as manifestações de solidariedade. “É importante mostrar que o racismo não pode ser aceito. E isso não só por mim, mas toda e qualquer expressão de racismo, misoginia e qualquer tipo de repressão de minorias devem ser rechaçadas”.