Lideranças do PCdoB comentam desfiliação de Flávio Dino
Parlamentares e dirigentes comunistas se manifestaram sobre a saída do governador depois de 15 anos no PCdoB
Publicado 17/06/2021 19:26 | Editado 18/06/2021 08:26
Lideranças políticas do PCdoB de várias partes do país comentaram, nesta tarde, em suas redes sociais, o anúncio de desfiliação do governador do Maranhão, Flávio Dino. Vários deles destacaram a continuidade da luta da militância comunista rumo a mudanças transformadoras para o país.
Flávio Dino anunciou sua desfiliação do PCdoB, no início da tarde desta quinta-feira, através das redes sociais. Agradeceu a “acolhida fraterna” e desejou “êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma pátria livre e justa”. O governador atribui sua desfiliação a visões diferentes quanto a questões de estratégia e tática políticas, mas ressalta que elas “são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”.
Confira abaixo o que disseram a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, em nota oficial do Partido, além da ex-candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Àvila, a deputada federal Perpétua Almeida (AP), a deputada federal Jandira Feghali (RJ), o deputado federal Daniel Almeida (BA), a deputada baiana Alice Portugal, o ex-deputado e ex-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Wadson Ribeiro (MG), a ex-senadora Vanessa Grazziotin (AM), o secretário das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão e presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, o deputado licenciado Rubens Júnior e novo secretário de Articulação Política do Maranhão, e o deputado federal Orlando Silva (SP).
Luciana Santos (PE)
A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, emitiu nota pela Executiva partidária, em que lembra o esforço militante em torno da trajetória do político e as bandeiras pela Frente Ampla e a oposição a Bolsonaro que continuam levantadas, às vésperas do centenário do Partido.
Leia a íntegra abaixo:
Leia também: PCdoB afirma que vicissitudes da política levaram Flávio Dino a se desfiliar
Manuela D´Àvila (RS)
A ex-candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Àvila, acredita que Flávio Dino participará com ela na mesma luta. Ela enfatizou a necessidade de enfrentar os desafios atuais coletivamente.
Lamento a saída de meu amigo Flávio Dino do PCdoB. Sei que nos encontraremos na luta em defesa de um Brasil justo e desenvolvido.
Alguns perguntam e especulam sobre o meu destino: não acredito em saída individual para dilemas coletivos.
— Manuela (@ManuelaDavila) June 17, 2021
Sou dirigente do PCdoB e sei que encontraremos solução para os nossos desafios
Lembro Drummond:
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças
Entre eles, considero a enorme realidade
O presente é tão grande, não nos afastemos— Manuela (@ManuelaDavila) June 17, 2021
O presente é tão grande, não nos afastemos
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.— Manuela (@ManuelaDavila) June 17, 2021
Perpétua Almeida (AP)
A deputada federal Perpétua Almeida (AP) também saudou a beleza da trajetória do governador no Partido.
O @FlavioDino construiu c/ a gente uma página de luta e beleza na história centenária do PCdoB.
Sua decisão indica a necessidade de atitudes urgentes pela honra do legado, pela luta presente e pelo tributo ao futuro q cabem ao Partido Comunista do Brasil.
Seremos sempre camaradas— Perpétua Almeida (@perpetua_acre) June 17, 2021
Jandira Feghali (RJ)
A deputada federal Jandira Feghali (RJ) destacou a contribuição mútua entre o PCdoB e Flávio Dino, desejando-lhe sucesso. Também falou da trajetória de luta do Partido, que continuará construindo soluções coletivas.
Flávio sempre foi para nós uma grande liderança, na qual o PCdoB investiu muito e que com sua competência e qualidade também engrandeceu nosso partido. Hoje, soube com tristeza, que deixou nossas fileiras.
— Jandira Feghali ??? (@jandira_feghali) June 17, 2021
Nosso partido tem uma trajetória centenária e saberá seguir com força e cabeça erguida, na tricheira onde sempre esteve por democracia, direitos do povo e defesa da vida. Estamos construindo nossas soluções de forma coletiva. Ao amigo Flávio, desejo sucesso.
— Jandira Feghali ??? (@jandira_feghali) June 17, 2021
Daniel Almeida (BA)
O deputado federal Daniel Almeida (BA) salienta a consolidação de uma imagem de comprometimento do governador com o povo brasileiro. Também destaca o papel do PCdoB no fortalecimento da democracia.
No tempo em que passou no PCdoB, Flávio Dino conseguiu sedimentar a imagem de um trabalho firme de comprometimento com pautas populares em âmbito nacional. Desejo sucesso em sua caminhada! Por aqui, continuaremos a trilhar um caminho de fortalecimento coletivo da democracia.
— Daniel Almeida (@Daniel_PCdoB) June 17, 2021
Alice Portugal (BA)
A deputada baiana Alice Portugal agradeceu a convivência com o governador, destacando sua opção pessoal pelo PCdoB sabendo das dificuldades que isso implica.
Sobre a desfiliação de @FlavioDino do @PCdoB_Oficial sempre seremos gratos a essa convivência.
Quando optei pelo PCdoB, ainda clandestino, sabia das veredas nem sempre floridas que teria que percorrer. Ainda hoje aposto na saída e inteligência coletivas para vencer as crises.— Alice Portugal (@Alice_Portugal) June 17, 2021
Wadson Ribeiro (MG)
O ex-deputado e ex-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Wadson Ribeiro (MG) ressaltou a importância da força do PCdoB na luta contra o “governo genocida”.
Nos últimos 15 anos acompanhei a trajetória de Flávio Dino no PCdoB. Hoje recebi com tristeza a noticia de sua desfiliação. Vivemos tempos difíceis na luta contra um governo genocida. O PCdoB é um partido imprescindível ao Brasil. Boa sorte Flávio! Sigamos na luta!
— Wadson Ribeiro (@wadson_ribeiro) June 17, 2021
Vanessa Grazziotin (AM)
A ex-senadora Vanessa Grazziotin (AM) lembrou que, em seu centenário, o Partido Comunista continuará sobrevivendo às muitas dificuldades.
Em quase 100 anos, já atravessamos mts mares revoltos, mas sobrevivemos à todos Agora não será diferente
Claro q dói mto perder companheiros, principalmente agora, q nosso partido @PCdoB_Oficial + precisa d suas lideranças e d uma forte unidade. Mas somos madeira q cupim não rói— Vanessa Grazziotin (@vanessa_grazz) June 17, 2021
Márcio Jerry (MA)
Principal aliado do governador Flávio Dino, o secretário das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão, Márcio Jerry, comentou a desfiliação respeitando a decisão. Ele aponta “diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura”, mas que não os afastam de objetivos e compromissos comuns. Jerry também é presidente estadual do partido.
Jerry também aproveitou o posicionamento para declarar que não deixará a legenda que o elegeu para a Câmara dos Deputados. “Sigo atuando firmemente como militante e dirigente do PCdoB, buscando a construção de uma ampla coalizão em nosso país pela vida e a democracia; e defendendo firmemente o governador Flavio Dino, mantendo o Maranhão no rumo certo sob sua liderança. Avante, firmes na luta!”, finalizou.
Total respeito à decisão do amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas, gov @FlavioDino , que nesta data pediu desfiliação do PCdoB.
Diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns.— Márcio Jerry ???? (@marciojerry) June 17, 2021
Flávio Dino não saiu da trincheira em que o PCdoB atua, apenas se reposicionou nessa mesma trincheira, reafirmando compromissos que nos unem e nos mantém em permanente combate em defesa do povo e do Brasil.
— Márcio Jerry ???? (@marciojerry) June 17, 2021
Sigo atuando firmemente como militante e dirigente do PCdoB, buscando a construção de uma ampla coalizão em nosso país pela vida e a democracia; e defendendo firmemente o gov @FlavioDino , mantendo o MA no rumo certo sob sua liderança.
Avante, firmes na luta !— Márcio Jerry ???? (@marciojerry) June 17, 2021
Rubens Pereira Junior (MA)
O deputado licenciado Rubens Júnior e novo secretário de Articulação Política do Maranhão desejou sucesso na nova trajetória política do governador. Disse que “a luta a favor dos que mais precisam” sempre os unirá.
Desejo ao governador @FlavioDino ainda mais sucesso em sua trajetória política, neste momento de mudança partidária. Tenho certeza que fortalecerá ainda mais a luta à favor dos que mais precisam, ideal que nos une hoje e sempre!
— Rubens Jr. (@rubenspereirajr) June 17, 2021
Orlando Silva (SP)
O deputado federal Orlando Silva (SP) enviou um áudio emocionado à militância, convocando-a à continuidade na trincheira de luta por um Brasil socialista. Leia abaixo a íntegra do áudio:
“Salve, pessoal! Tudo bem? Então, não está tudo bem, não.
Hoje, tive uma notícia que eu fiquei muito triste. Que o Flávio Dino, nosso grande governador do Maranhão, saiu do PCdoB.
Eu conheço o Flávio, desde quando ele entrou no PCdoB. Quando ele se filiou eu estava no ato de filiação do Flávio.
Eu acompanhei toda a campanha de deputado federal, as campanhas dele para a Prefeitura de São Luis, para o Governo do estado. Ajudei como pude o Flávio Dino na Embratur. Criei uma relação de afeto com ele.
Então, a gente fica triste quando um companheiro que você tem tanto carinho, que você faz parte da história também…
Eu fui à posse do Flávio, me emocionei assistindo a posse de Flávio no governo do Maranhão.
Infelizmente, ele mudou o rumo. Ele anunciou hoje a desfiliação do PCdoB.
Eu acredito que, o importante numa hora dessa é pensar na história, pensar no projeto, pensar no caminho.
Enquanto houver desigualdade, enquanto houver injustiça, haverá gente disposta a lutar por transformar, transformar de verdade. A gente fala, assim, radicalmente; mudar tudo; inverter a lógica do sistema.
É esse o sentido da vida dos comunistas, mudar de verdade, para que, quem trabalha, possa ter direito; quem produz riqueza, possa ter acesso a essa riqueza. É o que move aqueles que sonham com a construção de um país socialista.
E nós estamos voltando à moda. Porque teve aquela crise na União Soviética, mas a China já é o país mais importante do mundo, hoje. Que, do jeito deles, procura trilhar um caminho no rumo do socialismo.
Eu digo isso, porque a nossa batalha é cotidiana. É todo dia, no sindicato, no grêmio, no centro acadêmico, na associação de bairro, mas é também uma luta que tem que ter uma perspectiva histórica. Uma persectiva de construir uma nação; uma nação que sirva ao interesse do nosso povo.
E eu aprendi com um velho comunista, que um partido é como um trem: tem um destino, ele vai naquela direção, mas tem estações no meio do caminho. Nessas estações, às vezes, uns entram, outros saem, mas o importante é seguir no rumo definido.
É nisso que eu acredito, e é por isso que quem é militante do PCdoB, amigo do PCdoB, tem que guardar no coração, o carinho e a alegria pela convivência com Flávio, mas olhar para a frente. Ele faz parte do passado do PCdoB, e o futuro nosso é a construção do socialismo. Pensar grande, que passa pela construção de uma pátria soberana, livre, democrática, justa, que dê oportunidade para o nosso povo.
Então, aqueles que já foram a algum ato político, lembra de gritar um, dois, três, quatro, cinco, mil, e viva o Partido Comunista do Brasil!
Grita, aí, com você, com o seu coração, comigo, com a gente. E vamos adiante.
Está bom? Um abraço.”
Com alegria estive na filiação de Flávio Dino.
Orgulhoso, estive ao seu lado em cada construção política.
Com emoção vivi momentos sensíveis, pra ele e pra mim.
Triste com a saída do PCdoB!
Partido Comunista é como um trem, tem um destino. Avante, camaradas!
Abraço, Flávio! https://t.co/Lz4pp4JR9H
— Orlando Silva (@orlandosilva) June 17, 2021