Seminário volta no sábado com reindustrialização e tecnologia avançada
Painelistas são Luiz Gonzaga Belluzzo, Norma Cristina Casseb, Luís Fernandes, José Roberto Piqueira e Gilberto Bercovici.
Publicado 07/05/2021 10:51
A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, neste sábado (8), às 14h, para sua sexta mesa: Reindustrialização e construção de uma economia tecnologicamente avançada. A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho.
O evento é aberto a convidados compostos por membros do Comitê Central e das Comissões Executivas Estaduais do PCdoB, que receberão o link para o webnar. O Seminário segue o planejamento da Fundação para o ano de 2021 e tem por objetivo contribuir para a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento e subsidiar a atualização do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aprovado em 2009, no 12º Congresso.
Sob mediação de Nilson Araújo de Souza, economista e diretor da Fundação Maurício Grabois, a mesa de debates será composta pelos convidados Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (Doutor em Economia, professor da UNICAMP) ; Norma Cristina Brasil Casseb (Doutora em Economia pela USP, professora de Economia da PUC-SP); Luís Fernandes (Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Professor da UFRJ, ex-presidente da FINEP, ex-secretário executivo do MCT&I, membro do Comitê Central do PCdoB); José Roberto Piqueira (Doutor em Engenharia Elétrica e ex-diretor da Escola Politécnica da USP e ex-presidente do IPEN); Gilberto Bercovici (Doutor em Direito do Estado pela USP, Professor da Faculdade de Direito da USP).
Confira os temas que comporão o escopo de debates no evento:
A experiência de industrialização do período nacional-desenvolvimentista;
As causas da desindustrialização a partir da década de 1980: reversão à economia primário-exportadora;
Capitalismo dependente e crise estrutural no Brasil;
A natureza estrutural da dependência da economia brasileira;
Obstáculos ao desenvolvimento: dependência e desigualdade;
Desafio da atualidade: superar a dependência e distribuir a renda para superar a crise e desenvolver o Brasil;
Desindustrialização e superdimensionamento do setor de serviços no Brasil: diferença com os países de capitalismo desenvolvido;
Construir uma economia nacional sob controle nacional, priorizando o mercado interno;
Reindustrializar o Brasil retomando o processo de substituição de importações para construir uma economia nacional forte e independente, priorizando as empresas genuinamente nacionais nos financiamentos e encomendas do Estado;
Construir uma economia tecnologicamente avançada e complexa com base na educação, ciência, tecnologia e inovação;
Desenvolver a engenharia nacional e os setores de tecnologia de ponta vitais para o desenvolvimento e a independência econômica do país;
Construção de um país de alta tecnologia, avançado na indústria do conhecimento e grande produtor de alimentos e energia;
Revolução energética como fator fundamental do processo de desenvolvimento: matriz energética com peso crescente de energia limpa.
SERVIÇO:
AGENDA: 8 de maio, 14h (Sábado)
TEMA: Reindustrialização e construção de uma economia tecnologicamente avançada (mesa 6)
EVENTO: Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento
Conferencistas: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (Doutor em Economia, professor da UNICAMP)
Norma Cristina Brasil Casseb (Doutora em Economia pela USP, professora de Economia da PUC-SP)
Luís Fernandes (Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Professor da UFRJ, ex-presidente da FINEP, ex-secretário executivo do MCT&I, membro do Comitê Central do PCdoB)
José Roberto Piqueira (Doutor em Engenharia Elétrica e ex-diretor da Escola Politécnica da USP e ex-presidente do IPEN)
Gilberto Bercovici (Doutor em Direito do Estado pela USP, Professor da Faculdade de Direito da USP)
Mediação: Nilson Araújo de Souza (Doutor em Economia pela UNAM (México), Prof.º do ICAL-UNILA, membro do Comitê Central do PCdoB e Diretor da Fundação Maurício Grabois)