Assembleia de SP afasta parlamentar que apalpou colega durante sessão
Em dezembro do ano passado, o parlamentar apalpou a deputada Isa Penna
Publicado 02/04/2021 00:35
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou hoje (1º) a perda temporária do mandato do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) pelo descumprimento do Código de Ética da Casa. Em dezembro do ano passado, o parlamentar apalpou a deputada Isa Penna (PSOL) durante uma sessão.
Cury ficará afastado das atividades por 180 dias e não receberá salário durante o período. Na próxima semana, o deputado Afonso Lobato (PV) deve tomar posse na condição de suplente.
Na Justiça, Fernando Cury é alvo de uma ação por importunação sexual.
A deputada estadual e colega de Isa Penna, Leci Brandão (PCdoB), comemorou a suspensão de Cury como uma vitória histórica de todas as mulheres, mesmo não havendo cassão.
Hoje, dia fizemos o pronunciamento na Alesp sobre o afastamento do deputado Fernando Cury. Me solidarizo a dep. Isa Penna, pois assédio é muito grave.
A cassação não aconteceu, mas 180 dias de suspensão do mandato já é uma vitória histórica para todas as mulheres. #AssédioNão— Leci Brandão #VacinaJá (@lecibrandao) April 1, 2021
Parabéns pela firmeza, Isa! Com muita luta, chegará o dia em que nenhuma mulher terá o direito sobre seu próprio corpo questionado. https://t.co/YS96WLF0VS
— Leci Brandão #VacinaJá (@lecibrandao) April 1, 2021