Bolsonaro define novos comandantes das Forças Armadas, diz CNN
O novo comandante do Exército será o general Paulo Sergio Nogueira, quarto na lista de antiguidade
Publicado 31/03/2021 17:42 | Editado 31/03/2021 17:51
Jair Bolsonaro (sem partido) definiu os nomes dos novos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica segundo a CNN. A identidade dos escolhidos foi confirmada por fontes do Ministério da Defesa e do Palácio do Planalto.
O novo comandante do Exército será o general Paulo Sergio Nogueira, quarto na lista de antiguidade, ou seja, na relação de oficiais com mais experiência no Exército. Ele substituirá Edson Pujol, que deixou o cargo ao lado dos outros dois comandantes das Forças nesta semana.
Para a Marinha, o escolhido foi o almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, segundo mais antigo da lista. Ele vai substituir Ilques Barbosa. Por fim, o tenente-brigadeiro Baptista Júnior será o novo comandante da Aeronáutica, no lugar de Antônio Carlos Moretti Bermudez.
Os três comandantes das Forças Armadas deixaram os cargos após a demissão do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, por Jair Bolsonaro. Em sua nota de despedida, Azevedo disse ter preservado as Forças como instituições de Estado, o que gerou especulações de que a saída teria relação com a tentativa de Bolsonaro de politizar e instrumentalizar os militares.
Após o anúncio da demissão, o Alto Comando das Forças Armadas se reuniu. Informações de bastidor dão conta de que os comandantes planejavam entregar os cargos em conjunto, em um gesto de solidariedade de Barbosa e Bermudez a Edson Pujol, já que o comandante do Exército também estava na mira de Bolsonaro. O Planalto, no entanto, se antecipou ao movimento.