É preciso seguir investigando Lava Jato e Moro, por Vanessa Grazziotin

“A decisão do STF deixou claro que o que Sérgio Moro fez contra o ex-presidente Lula nada mais foi do que perseguição e ato de injustiça”

O ex-chefe da Lava Jato Deltan Dallagnol e o ex-juíz Sergio Moro, os principais personagens da operação (Foto: Reprodução)

Antes de falar do tema deste artigo eu preciso me solidarizar com familiares, amigos e entes queridos das 3.251 pessoas que perderam suas vidas para a covid-19 no dia 23 de março. Já são mais de 12 milhões de infectados no Brasil e, possivelmente, na hora em que este artigo estiver sendo publicado o Brasil esteja ultrapassando os 300 mil óbitos. 

Essas mortes não são apenas pela covid-19, são pessoas que estão perdendo suas vidas pela irresponsabilidade de um governo. Então o momento não é apenas para prestar solidariedade. O momento exige atitudes corajosas, muito mais determinadas. O momento exige que cobremos do Congresso Nacional uma medida imediata e urgente para dar um basta a Bolsonaro. Porque com Bolsonaro no poder nós corremos o risco de ver o número de mortes duplicar e até triplicar nos próximos meses.

Então, é pela vida, é pelas pessoas que nós precisamos aprofundar a luta pelo Fora Bolsonaro.

Mas neste dia 23 de março também aconteceu um outro fato importante, mas neste caso, positivo. Este fato marcará a história do nosso país e principalmente os acontecimentos que se sucederão neste próximo período.

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação e considerou o ex-juiz Sérgio Moro suspeito e parcial. E para além disso considerou que o que ele promoveu contra o ex-presidente Lula não foi justiça, pelo contrário, em outras palavras, a decisão do STF deixou claro que o que Sérgio Moro fez contra o ex-presidente Lula nada mais foi do que perseguição e ato de injustiça, apenas para impedir que o presidente Lula pudesse ser candidato à presidência da república em 2018.

Porque da mesma forma como eles conduziram o Brasil a um golpe em 2016, que tirou do cargo uma presidenta eleita, eles não poderiam permitir, ou sequer cogitar, uma possibilidade de a esquerda vencer as eleições em 2018. Por isso Sérgio Moro condenou, prendeu e impediu Lula de ser candidato.

Essa decisão adotada hoje pelo STF é muito importante, mas creio que não deva ser uma decisão cujos reflexos sejam apenas em relação ao presidente Lula. Isso já é uma grande vitória, mas é preciso que o poder judiciário continue investigando a Lava Jato e todas essas mensagens reveladas pois elas provam o tamanho do crime cometido pelos membros da Lava Jato, em especial Sérgio Moro e os procuradores.

Este foi um crime contra o Brasil, contra a nossa economia, contra o povo brasileiro. Eles levaram à falência inúmeras empresas e, com isso, tiraram emprego de gente que precisa, gente que não tem outra forma de sobrevivência a não ser a sua própria força de trabalho.

Então, sem dúvida nenhuma, apesar dos nossos corações partidos, dia 23 também foi um dia de muita esperança. Esperança que a gente possa mudar o curso para o qual empurraram nosso país, que é este caminho da intolerância, da violência, do desemprego, da falência.

Podemos reverter isso, mas só será possível com muita mobilização e unidade das forças progressistas e de todos aqueles que entendem que o Brasil precisa dar um basta a Bolsonaro e que precisa seguir no caminho da justiça.

Autor