‘Pelé’ levanta questões sobre raça, violência e democracia no país
Pesquisadora canadense analisa a suposta cumplicidade de Pelé com a violência estatal da ditadura, e como ela se perpetua entre a população negra após o regime militar.
Publicado 22/03/2021 23:37
Um documentário recente da Netflix sobre o lendário jogador de futebol brasileiro Edson Arantes do Nascimento , conhecido como Pelé, conta uma história convincente da ascensão do atleta à fama de 1950 a 1974. O documentário de 99 minutos, que inclui entrevistas com o jovem de 80 anos Pelé, mostra a vida espetacular de Pelé tendo como pano de fundo a política brasileira. Mas o filme não aborda questões mais profundas de raça e classe.
O filme conta a história da suposta cumplicidade de Pelé com a ditadura militar brasileira que governou de 1964 a 1985. O regime militar, que derrubou João Goulart e seu governo de centro-esquerda em 1964, usou tortura implacável do Estado para controlar os dissidentes políticos brasileiros .
No filme, Pelé é mostrado abraçando o ditador Emilio Medici, que governou o Brasil entre 1969 e 1975 e presidiu a fase mais repressiva do regime. Quando os cineastas perguntam se ele sabia da tortura de dissidentes políticos que estava acontecendo, Pelé não dá uma resposta direta.
A certa altura, o filme contrasta o comportamento de Pelé com o do boxeador americano Muhammad Ali, que sacrificou sua carreira ao se recusar a servir na Guerra do Vietnã, ao mesmo tempo denunciando a violência do Estado americano no exterior e contra os negros americanos em casa .
Os especialistas têm algo a acrescentar ao debate público?
Nós pensamos que sim
Mas essa comparação é apropriada?
Meu objetivo aqui não é julgar as decisões políticas de Pelé (acho que não tenho informações suficientes para fazer essa ligação). Em vez disso, quero discutir as suposições que entraram nas perguntas que foram feitas sobre Pelé, um negro de origem operária. Em particular, eu desafio a perspectiva da classe média centrada no branco que iguala a ditadura do Brasil à tortura de seus cidadãos.
Violência do Estado contra brasileiros negros
Para os negros brasileiros que vivem na pobreza, a violência estatal precedeu e sobreviveu ao regime militar. Como observaram os estudiosos, muitas das práticas e instituições do regime militar permaneceram após a democratização . Por exemplo, quaisquer processos contra a Polícia Militar do Brasil, encarregados de fazer prisões e patrulhar as ruas, são julgados em tribunais militares, tornando muito difícil o controle da brutalidade policial.
O uso de tortura pela polícia civil brasileira é comum . Nos Estados Unidos, a utilidade da prova em tribunal pode ser comprometida dependendo de como ela foi coletada. No Brasil, essa regra não se aplica. A polícia civil tem a tarefa de extrair “fatos” e, idealmente, uma confissão de suspeitos de crimes antes de serem julgados. A “prova” é considerada válida mesmo que tenha sido obtida por meio de tortura.
O antropólogo brasileiro Roberto Kant de Lima remonta essa configuração institucional às técnicas inquisitoriais ibéricas do século XVI . Outros estudiosos associam a tortura à longa história de escravidão, colonialismo e gestão autoritária das classes trabalhadoras no Brasil, onde a tortura tem sido usada para garantir o controle social e manter as hierarquias sociais .
Democracia disjuntiva
Superficialmente, parecia que a violência do Estado no Brasil havia terminado na década de 1980. Mas a nova democracia não foi a mesma para todos os brasileiros. Os antropólogos Teresa Caldeira e James Holston cunharam o termo “ democracia disjuntiva ” para descrever essa democratização política das décadas de 1980 e 1990 porque continha tanto direitos políticos aumentados quanto uma violação contínua dos direitos humanos. Essa democratização disjuntiva foi experimentada de maneiras diferentes de acordo com a raça e a classe.
Para os brancos de classe média, a nova democracia aumentou a liberdade de expressão e eliminou a tortura. Para a população pobre, majoritariamente negra, não apenas a prática cotidiana da violência estatal continuou, mas também a violência estatal e criminal se tornou mais visível e mortal por meio do aumento do tráfico de cocaína e do aumento da guerra às drogas nas cidades brasileiras.
Desde então, as taxas de encarceramento dispararam . Os assassinatos policiais visam desproporcionalmente as populações negras. Em 2019, quase 80 por cento das 6.357 pessoas mortas pela polícia eram negras .
Melhorias políticas
A democracia política no Brasil trouxe algumas melhorias. Um grande problema é a capacidade dos negros brasileiros de construir carreiras políticas que lhes permitam lutar contra as injustiças raciais e de classe.
A carreira da política Benedita da Silva é um bom exemplo disso. Sua carreira prosperou por causa da democratização. No filme, Da Silva fala de Pelé como uma inspiração para os negros brasileiros. Embora tenha crescido em uma favela , ela se tornou congressista nos anos 1980, senadora nos anos 1990 e governadora do estado do Rio de Janeiro nos anos 2000.
Em uma recente entrevista com Brian Mier para a BrazilWire , Da Silva fala abertamente sobre a violência anti-negra diária que acontece no Brasil hoje.
No século 21, muitos brasileiros negros seguiram os passos de Benedita da Silva e se tornaram representantes eleitos. Mesmo assim, sua liberdade de expressão e segurança contra a violência do Estado não podem ser tomadas como certas. Em 2018, Marielle Franco, uma deputada estadual negra que lutou contra a violência policial, foi assassinada, supostamente assassinada . Suspeita-se que familiares do presidente Jair Bolsonaro, ligados às milícias do Rio, estejam envolvidos no assassinato .
Como Marielle Franco (mas ao contrário de Pelé), Muhammad Ali lutou contra o racismo e a violência estatal no contexto de uma democracia formal, embora viole sistematicamente os direitos básicos dos negros. A recente invasão do Capitólio dos Estados Unidos por partidários da supremacia branca Trump, e Bolsonaro e suas supostas ligações com as milícias do Rio, mostrou como funcionários eleitos do estado, muitas vezes por meio de canais privados, continuam a apoiar a violência racista que ameaça o futuro da própria democracia política.
Professora Associada de Sociologia, na Universidade de Toronto
Traduzido por Cezar Xavier