Pastora Romi Bencke recebe apoio após ataques na internet
Depois de elaboração de campanha contra discursos de ódio, líder religiosa foi vítima de difamação nas redes sociais.
Publicado 10/02/2021 20:03
Cerca de 200 organizações da sociedade civil, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e a Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA), lançaram uma nota de solidariedade à pastora luterana Romi Bencke e ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do qual a pastora é secretária-geral.
A organização e a pastora estão sofrendo ataques após o lançamento da Campanha da Fraternidade ecumênica deste ano, cujo lema é justamente a promoção do diálogo (“Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor”). A Campanha ocorre há 50 anos no cerne da Igreja Católica do Brasil, e é elaborada pelo CONIC a cada cinco anos.
A pastora e a organização trabalharam ativamente pela Campanha deste ano, que teve como objetivo denunciar violências e a cultura de ódio, como racismo e misoginia, alcançar a reconciliação social, fortalecer ações de solidariedade e celebrar a convivência inter-religiosa. Segundo a nota, os ataques são de “grupos neoconservadores católicos” que rotulam a campanha de “revolucionária”.
O CONIC também é destacado pela defesa do Estado laico, pois “só um Estado que respeite a pluralidade e a diversidade religiosa é capaz de promover a paz em seu território.”
As organizações afirmaram que “atestam o compromisso da pastora Romi e do CONIC com os valores da paz, da justiça, do diálogo e do respeito às diversas crenças, e repudiam qualquer tipo de violência e difamação contra a pastora, os coordenadores da Campanha da Fraternidade, ou a Campanha em si”.
O documento reforça mais uma vez a boa avaliação do trabalho da pastora Romi Bencke. “Sua trajetória e seu serviço pastoral culminam nos valores que cremos e defendemos: a promoção do diálogo ecumênico/religioso e a defesa dos Direitos Humanos”.
Clique aqui para ler a nota na íntegra.
Com informações de Brasil de Fato