Após onda de revolta contra Bolsonaro, surgem placares do impeachment
Já existem pelo menos dois perfis no Twitter divulgando um placar do impeachment de Jair Bolsonaro
Publicado 16/01/2021 11:23 | Editado 16/01/2021 18:09
A tragédia que assola o Amazonas, com a população agonizando nos hospitais de Manaus por falta de oxigênio, reacendeu a revolta popular contra a condução desastrosa de Jair Bolsonaro da pandemia do novo coronavírus. O presidente promove aglomerações, questiona a necessidade do uso da máscara, espalha desconfiança contra a vacina e a inoperância de seu ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, levou o Brasil a ficar no final da fila da vacinação mundial.
Cientes de tudo isso, internautas expressaram sua indignação nas redes na sexta-feira (15) e a palavra “impeachment” ganhou força. Já existem pelo menos dois perfis no Twitter divulgando um placar do impeachment de Jair Bolsonaro, ou seja, computando os votos de deputados favoráveis ao afastamento do presidente da República caso um impeachment fosse colocado em votação.
O perfil Placar do Impeachment (@sos_impeachment) baseia sua contagem em manifestações públicas de parlamentares sobre o impeachment. Além disso, compartilhou uma planilha com o e-mail de deputados federais que não se posicionaram a fim de que os internautas possam pressioná-los. No momento, o perfil computa 87 votos favoráveis e 39 contrários.
Até a publicação desta matéria, o perfil, que até ontem fazia posts sobre história, somava 32,8 mil seguidores.
Este perfil, sempre tão preocupado com história, a partir de hoje vai atuar de outra forma. Por um só motivo: evitar que a história se repita.
— Placar do Impeachment de Jair Bolsonaro (@sos_impeachment) January 15, 2021
Veja nos próximos posts quem apoia o impeachment e quem prefere se calar diante das cenas mais tristes que o Brasil vive neste século.
Já o Como vota, deputado/a? (@comovotadep), além do perfil no Twitter, lançou um site. O perfil computa 109 votos favoráveis ao afastamento de Jair Bolsonaro e 40 contrários e também tem convocado internautas a pressionarem parlamentares nas redes.
“Somos uma iniciativa popular que quer pressionar os deputados para que se comprometam com o voto SIM para o #ImpeachmentBolsonaroUrgente. Vamos pressionar no Twitter e em todas as redes sociais para que o placar seja revertido e o #BolsonaroGenocida seja imediatamente cassado”, diz um dos textos no site. O perfil no Twitter tinha 1.025 seguidores até a publicação desta matéria.
Criamos o site https://t.co/B41WfEHKX2 para que os deputados sejam pressionados a divulgar seus posicionamentos sobre o #ImpeachmentBolsonaroUrgente e pressionar @RodrigoMaia a dar início ao procedimento. Somos apenas pessoas comuns. Esse site é fruto do mais puro desespero.
— Como vota, deputado/a? (@comovotadep_) January 15, 2021
Basta de crueldade e impunidade!!
Estão usando táticas nazistas para exterminar os pobres!!