Aneel adota bandeira vermelha e conta de luz ficará mais cara
Segundo comunicado da agência, os consumidores pagarão R$ 6,243 por 100 quilowatts-hora a partir deste mês. Bolsonaro defendeu medida.
Publicado 01/12/2020 14:18 | Editado 01/12/2020 18:51
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a adoção de bandeira vermelha patamar 2 para a tarifa de luz a partir deste mês, o que significa que a conta de luz ficará mais cara. Segundo comunicado da agência, os consumidores pagarão R$ 6,243 por cada 100 quilowatts-hora consumidos. A decisão foi tomada em reunião extraordinária na noite desta segunda-feira (30).
Em maio, a Aneel havia decidido manter a bandeira verde até 31 de dezembro deste ano, mas mudou de posição. Segundo a agência, o motivo é a queda no nível de armazenamento no reservatório das hidrelétricas e uma retomada no consumo de energia.
Segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, com a bandeira vermelha os consumidores devem “evitar o desperdício de água e energia”.
Questionado por um seguidor no Facebook, Jair Bolsonaro defendeu o aumento da conta de luz para o consumidor. Segundo ele, sem o reajuste há risco de “apagões”. “Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam (sic) começar em outubro, ainda não veio”, escreveu.