Lula e Ciro Gomes conversam e acertam trégua
Os dois líderes da esquerda conversaram sobre a conjuntura política, a pandemia e o governo Bolsonaro
Publicado 29/10/2020 07:48
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), sem diálogo entre si desde 2018, estiveram reunidos há quase dois meses e selaram as pazes, segundo informa matéria do jornal O Globo desta quinta-feira (29). O gesto pode significar a retomada do diálogo mais produtivo entre os dois líderes da esquerda brasileira e uma reaproximação entre seus partidos de esquerda de olho na disputa presidencial de 2022
A conversa teria sido intermediado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, filiado ao PT e aliado dos irmãos Ferreira Gomes em seu estado. As tratativas para viabilizar a conversa duraram mais de um mês e o objetivo imediato seria unir PT e PDT com vistas à disputa da prefeitura de Fortaleza para derrotar o candidato bolsonarista Wagner Sousa (PROS). A aliança não vingou, mas a conversa evoluiu bem sobre as consequências da pandemia da Covid-19 na conjuntura nacional e o governo de Jair Bolsonaro.
A conversa, ocorrida na sede do Instituto Lula, em São Paulo, durou uma tarde inteira e, segundo O Globo, Ciro teria falado de suas mágoas com o PT, enquanto Lula lembrou os ataques do ex-ministro ao partido.
Desde o encontro, Ciro e Lula mudaram o tom ao se referirem um ao outro e cessaram os ataques e alfinetadas. Os dois tiveram uma relação próxima, principalmente no primeiro governo do ex-presidente, quando o hoje pedetista foi ministro da Integração Nacional. O ex-presidente costumava exaltar a postura leal de Gomes durante a chamada crise do mensalão, em 2005.
Com o correr dos anos, mantiveram o contato, apesar de alguns ataques pontuais. O clima entre eles, porém, se deteriorou ao longo da eleição de 2018. Os petistas chegaram a oferecer a Ciro a possibilidade ser vice de Lula para depois que ocorresse o indeferimento — desta forma, o pedetista assumiria a cabeça da chapa. Ciro classificou a oferta, entre outros termos, de “aberração” e “papelão” e disse que não aceitaria ser um “vice de araque”.
Lula acabou não sendo candidato, substituído por Fernando Haddad, que teve Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice, e Ciro Gomes também manteve seu nome na disputa presidencial. A campanha foi marcada por outros episódios tensos entre os dois maiores partidos de esquerda o que acabou por inviabilizar o apoio de Ciro a Haddad no segundo turno e culminando com a vitória de Bolsonaro. Desde então, o recente encontro é o primeiro gesto de harmonia entre os dois e pode ter uma grande importância para unir as forças progressistas e democráticas.
Em setembro, já depois da conversa, Lula colocou o pedetista na lista de nomes qualificados para disputar a Presidência. Também considerou “pontuais” as diferenças entre eles e disse ter respeito por Ciro. Desde o encontro, o ex-presidenciável do PDT, por sua vez, não fez mais acusações pesadas contra o ex-presidente e o PT.
Na atual eleição municipal, o PT apoia 173 candidatos a prefeito do PDT, que por sua vez está em chapas encabeçadas por 134 petistas. Essas alianças, porém, não se dão em nenhuma das capitais.
Com informações de O Globo
Eu espero que todos compreendam que as alianças não são feitas para obter um único objetivo, como ganhar as eleições. As alianças são parcerias para percorrer caminhos que podem ser longos e espinhosos, que levam ou não ao poder no curto prazo. Trata-se de CRESCER DE FORMA UNIDA, COMO ESQUERDA, DE SER UMA OPCAO MAIOR E MELHOR AOS OLHOS DO NOSSO POVO, antes, durante e depois de qualquer processo eleitoral.
Boa noite eu joaquim tavares de moura conhecido no goias por mourao aprovei e fiz o que podia no governo dos partidos de esquerda liderado pelo pt concidero que foi o melhor momento para o povo a lideranca do presidente lula mais acho que para retomarmo o comando do pais so com uma alianca ampla em uma composicao dos partidos de esquerda e uma lideranca nova como o guilerme Boulos e flavio Dino e os demais partidos a poiando so assim voltaremos oselhores dias para o povo brasileiros dando esperanca este povo sofrido e assim .espero que os senhores pelomenos leiam