Documentário sobre a Cracolândia traz histórias de moradores
“É um documento audiovisual, urgente para os tempos de agora. ‘Corpo de Rua’ traz a voz da realidade que permeia o território da Cracolândia, de onde tanto se fala, mas pouco se quer ver” afirma Pedro Santi, diretor do filme.
Publicado 11/10/2020 16:06
A Cracolândia, localizada na zona central da cidade de São Paulo é símbolo de uma série de mazelas sociais. Contando a história de Fábio Rodrigues, poeta e morador da região, o documentário “Corpo de Rua” discute problemas relacionados à área e traz a arte como promotora de novas sociabilidades. A obra também acompanha outros personagens, como Cleiton Dentinho, Mc Kawex e Fernando Oliveira.
O documentário, que estreou na última quinta-feira (8) exclusivamente na plataforma gratuita Bombozila, busca apresentar a Cracolândia como o que de fato: uma comunidade. E mesmo com toda a crueldade, desamparo e violência do Estado, é também um lugar de acolhimento.
A obra nasce de uma imersão nos bairros da Luz e Santa Ifigênia, e, mesmo com toda a subjetividade e poesia, a intenção é trazer algo concreto, dando espaço a vozes potentes mas invisibilizadas. Na comunidade da Cracolândia, assim como qualquer outra, as pessoas amam, choram, gargalham e sofrem São pessoas com talentos e histórias que devem ser contadas.
“É um documento audiovisual, urgente para os tempos de agora. ‘Corpo de Rua’ traz a voz da realidade que permeia o território da Cracolândia, de onde tanto se fala, mas pouco se quer ver” afirma Pedro Santi, diretor do filme.
Cleiton Dentinho, que participou do filme, afirma que tinha receios quanto ao projeto, conduzido por jovens brancos da academia. Segundo ele, o histórico de pessoas acadêmicas no território não é bom. Mas, com a vivência, Cleiton afirma que passou a gostar da abordagem
“Somos vários corpos num local, e, às vezes, as pessoas acabam perdendo sua existência, sua identidade acaba sendo roubada. ‘Corpo de Rua’ resgata essa identidade das pessoas, trazendo personagens que se tornam ícones, no meio social, no anonimato”, diz.
Serviço:
Filme: “Corpo de Rua”
Onde assistir: https://bombozila.com
Ficha Técnica:
Direção: Pedro Santi
Direção de Fotografia: Gustavo Luizon
Produção: Nila Toledo
Montagem: Gustavo Luizon e Pedro Santi
Co-criação: Fabio Rodrigues
Participação: Cleiton Dentinho, Mc Kawex, Favio Falcone
Trilha sonora: Zinleo (Espelhos) e Fábio Rodrigues (Primavera, Nuvem Negra)
Mixagem: João Gama
Parabéns excelente documentário! Retratando a verdadeira história da Cracolândia. Que muitos é muitos consigam assistir a esse documentário, um aprendizado.