Datafolha: Paes lidera no Rio; Russomano lidera mas amplia rejeição em SP
Em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) lidera com 56% e pode levar no primeiro turno. Recife tem João Campos (PSB) na dianteira, com 26% das intenções de voto.
Publicado 08/10/2020 19:18 | Editado 08/10/2020 20:08
Novas pesquisas Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (8), em parceria com a TV Globo, mostram como está a disputa pelas prefeituras do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Os levantamentos foram conduzidos entre 5 e 6 de outubro.
No Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera com 30% das intenções de votos, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o atual prefeito Marcelo Crivella, que tem o apoio de Jair Bolsonaro e de seus filhos para a reeleição.
A deputada Martha Rocha (PDT) tem a preferência de 10% dos eleitores, enquanto Benedita da Silva (PT) tem 8% de intenções de voto. A pesquisa ouviu 900 eleitores no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos) continua liderando, mas a disputa ficou mais apertada. Após a primeira aparição em debate, as intenções de voto no candidato que Bolsonaro prometeu ajudar passaram de 29% para 27%. Por sua vez, o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB) oscilou positivamente de 20% para 21%.
O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, também cresceu desde a última pesquisa. O mais bem posicionado entre os candidatos de esquerda passou de 9% para 12% da preferência. O candidato do PT, Jilmar Tatto, tem 1% das intenções de voto.
Além da oscilação negativa de Russomanno, cresceu o percentual de eleitores que diz que não votaria no candidato de jeito nenhum, de 21% para 29%. Covas manteve rejeição de 31%. A pesquisa ouviu 1.092 eleitores.
Em outra capital do Sudeste, Belo Horizonte, o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera com folga e pode ser eleito no primeiro turno. Kalil tem 56% das intenções de voto, cinquenta pontos percentuais à frente do segundo colocado, João Vítor Xavier (Cidadania), que tem 6%.
Em seguida vêm Áurea Carolina (PSOL) e João Engler (PRTB), com 3% cada. Nilmário Miranda (PT) tem 2% da preferência, assim como Professor Wendel (Solidariedade) e Rodrigo Paiva (Novo), candidato do atual governador Romeu Zema. Foram ouvidos 800 eleitores na capital mineira.
João Campos lidera no Recife
No Nordeste, o Datafolha divulgou resultados do Recife. João Campos (PSB), da Frente Popular do Recife, continua na liderança, com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar está Marília Arraes (PT), com 17%, tecnicamente empatada com Mendonça Filho (DEM), ex-ministro da Educação do governo de Michel Temer, que tem 16% das intenções de voto.
Em seguida, vem a candidata Delegada Patrícia (Podemos), com 10% da preferência. Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, reúne 2% das intenções de votos e Coronel Feitosa (PSC) e Carlos (PSL) têm 1% da preferência cada um. A pesquisa no Recife ouviu 800 eleitores.