Felipe Neto diz, no New York Times, que Bolsonaro é pior presidente
O influenciador, que tem 39 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 12 milhões de seguidores no Twitter, compara Bolsonaro com Donald Trump.
Publicado 15/07/2020 14:12 | Editado 15/07/2020 16:36

O jornal norte-americano The New York Times publicou nesta quarta-feira (15) um vídeo do youtuber brasileiro Felipe Neto com duras críticas a Jair Bolsonaro, apresentado como o pior líder mundial na pandemia. O influenciador, que tem 39 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 12 milhões de seguidores no Twitter, compara Bolsonaro com Donald Trump.
Em inglês, Neto afirma que os americanos se gabam de serem líderes em tudo e que “muitos dizem que Trump é o pior chefe de Estado no mundo democrático”. Ele, então, defende a teoria de que o posto cabe a Bolsonaro.
Americans may think no one is handling the coronavirus worse than President Trump. But @felipeneto says President Jair Bolsonaro of Brazil is much, much worse. https://t.co/eb2NctOXDz pic.twitter.com/XyCZxlxqgK
— New York Times Opinion (@nytopinion) July 15, 2020
Neto fala sobre a trajetória política de Bolsonaro antes de ser eleito – apresentando trechos de um vídeo em que o presidente da República diz ser “homofóbico, sim, com orgulho” e de outro em que fala em “metralhar” a oposição, durante as eleições de 2018.
Em seguida, o youtuber comenta as atitudes de Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus, citando o fato de presidente brasileiro ir a manifestações, tentar mudar a bula da hidroxicloroquina e mandar o Exército produzir o medicamento, cuja eficácia contra o coronavírus não é comprovada.
Também mostra trechos de vídeos em que Bolsonaro menospreza a pandemia e a dor das famílias que perderam entes queridos para a Covid-19 – incluindo a infame declaração: “E daí? Lamento, quer que eu faça o quê?” sobre os mortos.
Trata-se de um “op-ed” –um termo em inglês que descreve uma opinião dissociada da visão do jornal, mas que é tornada pública por aquele veículo como forma de incentivar debates. O vídeo tem seis minutos e vinte segundos e está destacado na capa do famoso jornal norte-americano.
