“Quem dirige política econômica é o presidente”, diz Flávio Dino
Em entrevista nesta segunda-feira (13), governador do Maranhão disse que é responsabilidade do Governo Federal é evitar o colapso financeiro no país
Publicado 13/04/2020 15:20 | Editado 13/04/2020 17:44
O governador do Maranhão, Flávio Dino, em entrevista nesta segunda-feira (13) disse que é responsabilidade do Governo Federal evitar o colapso financeiro no país.
“Estamos vendo outros países de economia forte, como China e EUA tendo que investir bilhões de dólares para garantir atividade econômica e empregos. O Brasil demorou muito para adotar essas medidas que cabem ao Governo Federal”, disse Dino aos entrevistadores em programa maranhense.
Flávio afirmou ainda que é o Governo Federal quem pode, por exemplo, emitir moeda e título de dívida pública.
“Não é favor. É dever garantir as condições para manutenção dos serviços públicos. É o Governo Federal que tem bancos públicos como Banco do Brasil, Caixa, BNDES. É o Governo Federal que detém fundos federais, FGTS, PIS/Pasep. Temos uma concentração de recursos na esfera federal com determinação constitucional”, avaliou o governador do Maranhão.
Estados e Municípios
Flávio Dino disse ainda que a responsabilidade dos Estados e Municípios é garantir o acesso à saúde, segurança pública, serviços penitenciários, educação, asfalto, limpeza pública.
“Por isso não se trata de farra fiscal. É uma obrigação garantir os serviços públicos. Nos outros países são os presidentes e os primeiros-ministros que lideram esse esforço tocante à economia”, concluiu Dino.