Missão Covid: médicos oferecem consultas virtuais gratuitas
Um grupo de médicos decidiu criar um site para oferecer, gratuitamente, consultas virtuais a pacientes com sintomas ou mesmo que já tenham sido diagnosticados com a Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus.
Publicado 09/04/2020 18:01
A plataforma virtual Missão Covid é uma iniciativa do cardiologista Leandro Rubio e do oncologista Raphael Brandão e tem suporte da consultoria de inovação digital GO.K.
A ideia da criação do site usando a telemedicina para atender casos da Covid-19, segundo os médicos, nasceu para evitar a sobrecarga nos hospitais e centros de saúde por conta da pandemia. Mais de 300 médicos voluntários aderiram à ideia e para conseguir uma consulta é bem simples: basta fazer um cadastro rápido no próprio site.
Além de acompanhar os casos, com orientações para minimizar sintomas mais brandos, o projeto também orienta os pacientes sobre o momento necessário para buscar as unidades de saúde para uma possível internação pela Covid-19. O projeto está atendendo pessoas que estão em isolamento e com receio de ir ao hospital.
Abaixo, o médico Leandro Rubio convida médios a serem voluntários no projeto Missão Covid.
O médico Raphael Brandão diz que a procura pelo serviço tem sido intensa, a ponto de ter uma fila para os atendimentos. No vídeo abaixo, ele pede desculpas pela espera e afirma que o serviço vai melhorar, com a chegada de novos médicos que estão se incorporando à iniciativa.
Telemedicina
Segundo define o Conselho Federal de Medicina, essa modalidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.
Desde a década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.
Recentemente, o Conselho Federal de Medicina encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde em que informa decisão de reconhecer a possibilidade do uso da telemedicina no país, além do que já está estabelecido em resolução editada anteriormente. A iniciativa vale em caráter excepcional e enquanto durar o combate à epidemia de Covid-19.
O serviço está atendendo até mesmo brasileiros que residem em outros países, como mostra abaixo o médico Nilo Jorge.
Publicado no site Boas Novas MG, do Portal Uai