Governo do Maranhão prepara inauguração do Edifício João Goulart
Abandonado há quase três décadas, o prédio passou por ampla reforma para abrigar secretarias e órgãos de governo, que já […]
Publicado 12/01/2020 14:48
Abandonado há quase três décadas, o prédio passou por ampla reforma para abrigar secretarias e órgãos de governo, que já estão chegando ao local. A informação é do jornal O Imparcial.
O edifício será oficialmente inaugurado pelo governador Flávio Dino ainda este mês, sendo o primeiro prédio do programa Nosso Centro a ser ocupado, diz o jornal.
A movimentação por lá é intensa. Equipes de várias secretarias já começaram a adaptar suas estruturas para o João Goulart.
O edifício será o novo lar das secretarias de Estado de Governo (Segov), Relações Institucionais (SRI), Esporte e Lazer (Sedel), Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), além da Casa Civil, Vice-Governadoria e Assessoria Especial do Governador.
A ideia do programa Nosso Centro é dar ainda mais movimento ao Centro Histórico e aquecer a economia no entorno, já que centenas de pessoas passarão a transitar pela região com a mudança.
“A ocupação vai valorizar o Centro Histórico, com uma média de 500 novos servidores que vão passar a ocupar essa área e circular diariamente pela região”, diz o secretário de Estado de Governo, Diego Galdino, um dos responsáveis pela organização da nova sede administrativa.
O uso do João Goulart é também sinônimo de contingenciamento de gastos e vai desafogar o Palácio Henrique de La Rocque, gerando mais economia para os cofres públicos.
“Umas das grandes vantagens de concentrar essas secretarias no João Goulart é a economia com a locação de prédios. Órgãos que ficam em prédios alugados vão para o La Rocque”, ressalta Galdino.
A montagem do mobiliário também foi inovadora e humanizada. Internos do sistema penitenciário do Maranhão trabalharam na instalação e fabricação dos móveis.
Nosso Centro, polo institucional
A reforma e utilização do João Goulart faz parte das ações do Polo Institucional do programa Nosso Centro, que visa a ampliar o fluxo de pessoas em horário comercial na região central de São Luís.
Na obra de revitalização, foi utilizado um modelo mais moderno e eficaz para a reabilitação do prédio. Trata-se do chamado “aluguel sob medida” (“built to suit”, em inglês), no qual a iniciativa privada financia a obra de reforma e a manutenção das instalações do imóvel por tempo determinado.
Construído em 1957, o Edifício João Goulart é um ícone da cidade de São Luís por ser uma das primeiras construções modernistas instaladas na Ilha. O Edifício possui pouco mais de 6 mil m² de construção, sendo 2 subsolos, térreo e 10 andares.