Educação integral amplia oportunidades para jovens da Região Tocantina

 

País tem tendência preocupante de redução do número de jovens, diz FGV - Foto: Janaína Amorim

 A Região Tocantina tem recebido investimentos inéditos no ensino integral e tecnológico. Desde 2015, foram quatro cidades estratégicas contempladas com construção, reforma, adaptação e modernização de unidades de ensino. Ação que ampliou oportunidades de qualificação para os jovens, adultos e levou esperança de um futuro mais digno para toda população.

As unidades dispõem de uma estrutura de ponta, apresentando espaços como quadras poliesportivas, laboratórios e salas de aula. Investimento que tem contado com aprovação da comunidade. “O olhar dos pais brilha de felicidade quando vê a nossa escola. São três refeições por dia e uma estrutura que não existe em muitas escolas da rede particular. Os alunos passando o dia conosco, os pais ficam tranquilos, otimistas”, disse o gestor do Centro de Ensino Integral Tancredo Neves, Antônio Rios.

A comerciante Elizangela Coelho mora em Balsas, onde está em construção uma Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que oferta o Ensino Médio Técnico de tempo integral. Ela tem dois filhos que serão contemplados quando as obras forem finalizadas e conta da importância da iniciativa. “Traz mais desenvolvimento não só pro bairro, mas para a cidade, proporciona mais oportunidade para os jovens se qualificarem. Valorização da casa, dos terrenos. O comércio melhora só com o movimento da obra. Tudo melhora”, conta.

Em uma área de 20.000m², o IEMA de Balsas vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros. Outra cidade com obras em andamento é Amarante, que recebe um centro vocacional tecnológico, com oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos.

As obras são executadas pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as secretarias da Infraestrutura, Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação. “Cada prédio em que investimos impacta a vida de milhares de estudantes que há décadas esperavam por condições dignas de ensino. São estruturas que permitirão aos jovens um futuro com melhores oportunidades. Vamos continuar avançando e transformando o Maranhão através da educação”, afirmou Clayton Noleto.

Além das cidades mencionadas, Imperatriz recebeu obras de reforma, adaptação e modernização de uma unidade vocacional onde funcionava o antigo Cetecma e do Centro de Ensino Integral Tancredo Neves – que passava por uma reforma estruturante há mais de três décadas. A reforma incluiu a climatização e reparos na parte elétrica, hidráulica, piso e telhado das 11 salas, biblioteca, banheiros, além da instalação dos laboratórios de química, física, matemática e biologia.

Açailândia também recebeu uma reforma na unidade vocacional e a construção do Centro de Ensino Integral Lourenço Galleti. O espaço do centro de ensino é amplo e moderno. Dispõe de salas de descanso, grêmio, sala de matemática, sala multifuncional, de recursos audiovisuais, de idiomas, artes, artes marciais, biblioteca, informática, sala para professores. Há, também, laboratórios de física, matemática, robótica, química, biologia, quadra poliesportiva, auditório, vestiário, quatro salas temáticas, secretaria, coordenação, ambulatório, almoxarifado e pátio.

O Núcleo de Educação Integral Professor Raimundo José Pereira da Silva, em Barra do Corda, foi o primeiro da região a entrar em funcionamento. O espaço conta com quadra esportiva, auditório, biblioteca e laboratórios de química, biologia e física, além de salas de descanso para os professores, para os alunos, ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado e sala de direção. A instituição atende alunos das redes estadual e municipal de ensino e vai oferecer estudos complementares como atividades artísticas, esportivas, de laboratórios e reforço escolar, além de aulas de robótica, informática e matemática, artes e idiomas.

A proposta destas unidades é desenvolver a formação profissional e técnica de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos e regionais. Além de oferecer a possibilidade dos estudantes de exercerem estudos complementares como atividades artísticas, esportivas, de laboratórios e reforço escolar.