Seminário no Recife debate criação de rede de comunicação digital
Para fazer face às atuais exigências da Comunicação e das novas plataformas digitais disponíveis, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) investe na construção de uma rede de militância digital, buscando, para isso, formar equipes de operadores dos meios virtuais dentro de seu quadro de filiados. Nessa perspectiva, o PCdoB-PE realizou na primeira quinzena de setembro, no Recife, o Seminário de Comunicação Digital.
Publicado 23/09/2019 14:38 | Editado 04/03/2020 16:55
O encontro reuniu cerca de 50 comunistas de Pernambuco, bem como representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. O evento contou também com a participação do secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro, que abriu os trabalhos falando sobre “A política de comunicação do PCdoB frente aos desafios atuais”, na qual destacou a necessidade de criação de uma rede de militância digital, bem como de aprimorar a produção de conteúdo.
Secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro, fala durante o seminário
Ele abordou ainda aspectos políticos e econômicos mais amplos que estão, hoje, direta e/ou indiretamente ligados à Comunicação. Entre eles, o dirigente citou o papel da mídia na desconstrução da esquerda; a importância da internet como vetor da Revolução 4.0; o controle do capital financeiro sobre os grandes produtos digitais; a importância para o partido do primado da verdade, especialmente sob o império das fakes news. Adalberto destacou ainda que a identidade do PCdoB está no seu Programa Socialista, e apresentou o Sistema de Comunicação do partido.
Jornalista Ellen Lacerda, da assessoria do deputado Renildlo Calheiros, com Aurora
A programação do Seminário de Comunicação Digital estendeu-se por todo o dia. Pela manhã, além da palestra do secretário nacional de Comunicação, foram abordados os seguintes temas: “O papel das redes sociais hoje”, a cargo de Bruno Diniz, da Maturi Comunicação; “Mídia convencional e mídia social nas eleições”, com Joman Barbosa, da MBR Comunicação; “As plataformas digitais na luta política atual”, com a jornalista Ana Santos; “A comunicação digital na gestão pública, mandatos e campanhas”, com o designer e gestor de comunicação digital, Anizio Silva.
Palestra de Bruno Diniz sobre o papel das redes sociais hoje
À tarde, oficina de utilização das redes sociais, com Gustavo Alves, coordenador nacional de redes sociais do partido, que, entre outras orientações, destacou a necessidade de manutenção da sequência e frequência na comunicação pelas redes sociais além de planejamento e gestão.
Gustavo Alves, coordenador nacional de Redes Sociais do PCdoB
No encerramento do encontro, o presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja, falou sobre a atualidade e importância da comunicação digital para a luta política e a construção partidária.
Em seu mais recente Projeto de Resolução, a direção o PCdob-PE destaca o compromisso do coletivo partidário de executar o Plano Estadual de Comunicação, “envidando todos os esforços financeiros e militante para viabilizá-lo, em especial a constituição e o funcionamento pleno do Núcleo de Comunicação Digital, com a produção diversificada de produtos ágeis e eficientes de comunicação das ideias do partido”.
Do Recife, Audicéa Rodrigues com a colaboração de Guido Bianchi.