Diretoria da UEE-AM toma posse e promete jornada de lutas
Novo presidente é João Victor Barros, estudante de direito da Ulbra.
Publicado 18/08/2019 02:40 | Editado 04/03/2020 16:11

A diretoria é composta por jovens de municípios do interior do estado, além da capital, estudantes de universidades públicas e privadas.
Segundo João, as bandeiras dessa gestão serão a defesa da Amazônia e da educação. “Existe grandes perspectivas para a construção da gestão, uma gestão plural que reúne estudantes do interior e da capital, bem como estudantes de universidades públicas e privadas, que tiveram acesso ao ensino superior através de políticas educacionais como Prouni, Reuni e Fies. Os próximos passos serão construir mais uma grande manifestação em defesa da Amazônia e da educação”, finalizou.
João Victor anunciou que no próximo dia 07 de setembro os estudantes retornarão a ocupar as ruas da capital.
UEE é entidade fundamental para estudantes amazonenses
Para Lucas Pinheiro, estudante de pedagogia da Uninorte, que assumiu a presidência da UEE em agosto de 2017, depois de cumprir uma trajetória no movimento estudantil secundarista, a UEE tem papel estratégico na defesa dos direitos dos estudantes e ficou ainda mais importante defendê-la após o impeachment de Dilma Rousseff. “A UEE é uma entidade fundamental na luta em defesa dos estudantes amazonenses, e durante o biênio de 2017 e 2019 tive a honra de poder conduzir essa entidade. E isso ocorreu após o golpe na ex-presidente Dilma Rousseff, no qual o Temer assume a presidência do Brasil e começa aplicar seu plano de sucateamento nas Universidades Federais e nos Institutos Federais apresentado a PEC 241 que congela investimento na área da saúde, segurança e educação”, contou.
Para ele, as mobilizações não podem parar, além de ser necessário a defesa permanente das universidades. “A nova gestão da UEE terá a tarefa de garantir a permanência das mobilização nas ruas para barrar o projeto do Bolsonaro em privatizar as universidades federais, institutos federais e a tarefa de organizar uma grande caravana em todo o Amazonas para denunciar o projeto de destruição do ensino superior público no Brasil”, finalizou.
História
Fundada em 19 de outubro de 2003, a UEE-AM representa o fortalecimento do movimento estudantil no estado com conquistas importantes como a defesa pela garantia da meia passagem, os 10% do PIB para a educação, o Prouni e o Fies.