Flávio Dino: Um novo momento
Nosso estado vive um momento diferente. Temos conquistado uma posição de respeito e de referência no que tange à execução séria e efetiva de políticas públicas. Preservamos nossos investimentos em áreas prioritárias como segurança pública, educação, saúde e infraestrutura, atenuando os impactos da crise existente em nosso país.
Publicado 20/05/2019 10:39
Na tarde de sábado, tive a satisfação de apresentar conquistas de um novo Maranhão. A inédita redução de índices de violência, como a queda de 64% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Grande São Luís, se comparados os anos de 2018 e 2014, e a diminuição da quantidade de homicídios em 63%, no mesmo período. Estamos falando de quase 600 vidas salvas, somente em 2018.
Esses resultados são fruto de grandes investimentos. Ampliamos o efetivo da Segurança Pública, chegando ao maior quantitativo da história do estado: são 15 mil homens e mulheres a serviço da proteção da sociedade. Também aumentamos a frota de viaturas com 1.000 novos veículos, construímos e reformamos dezenas de prédios policiais, e adquirimos equipamentos e armamentos. Valorizamos a carreira policial, concedendo aumentos salariais, realizando milhares de promoções e novos concursos públicos.
Instalamos e fortalecemos serviços especializados, como a Patrulha Maria da Penha, direcionada às mulheres vítimas de violência, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido por meio de atividades de conscientização nas salas de aulas da rede estadual. São mais de R$ 6 bilhões investidos ao longo dos últimos quatro anos para custear a segurança pública do Maranhão, de modo que em 2018 registramos um crescimento de 63% do orçamento para a área, quando comparado a 2014.
São desempenhos positivos como estes que têm conquistado a atenção de organizações, professores e estudantes. Vale lembrar que este ano, pela segunda vez, fomos convidados a participar também da Brazil Conference at Harvard & MIT (Massachusetts Institute of Technology), na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, compartilhando os êxitos da gestão do Sistema Penitenciário do Maranhão.
Pouco a pouco, temos colocado o Maranhão no mapa do progresso, tornando-o um estado de referências positivas. E isso me enche de alegria e reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo, devolvendo a cada maranhense o orgulho de ser filho desta terra. E vamos seguir avançando!