Publicado 29/03/2019 10:26 | Editado 04/03/2020 16:22
Na noite desta quinta-feira (28) movimentos sociais, entidades representativas da sociedade civil e de partidos políticos participaram do ato "Tirem as Mãos da Venezuela" realizado na sede da ADUFCE, em Fortaleza (CE). A ação foi promovida pelo Comitê Cearense de Solidariedade à Venezuela e teve como convidada especial a Cônsul Geral da Venezuela, Sônia Russel.
Após a abertura com a exibição do clip "Tambores de la paz" e a mesa de saudações, a diplomata venezuelana resaltou a luta pela soberania e o clima de solidariedade predominante no povo de seu País ante todos os ataques sofridos e da atual crise provocada a partir do exterior.
Sônia pontuou as principais conquistas históricas do chavismo nos últimos 20 anos e denuciou os atos de agressão cometidos pela oposição e pelo imperialismo norte-americano, ressaltando ainda a necessidade de atuação da midia alternativa e contra-hegemônica na guerra midiática travada no continente.
O advogado e jurista pela democracia Marcelo Uchôa integrou a mesa de debates e explanou sobre o atual sistema eleitoral venezuelano. Marcelo foi observador internacional das eleições no país em 2017 e destacou que a Venezuela possui um sistema de votação "muito mais democrático" que os diversos países da região e do que os próprios Estados Unidos, o que desagrada a oposição.
Após a fala da mesa o público participou de debates com comentários e perguntas à Cônsul. Ao final do evento foi entregue o Manifestado do Comitê de Solidariedade assinado por diversas entidades e agentes políticos.
#VivaVenezuela #VenezuelaSoberana
#PaznaVenezuela #ComitêCearense