UVA poderá contar com núcleo de Energia
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) poderá contar com uma unidade de pesquisa voltada para energia. Com foco inicial na energia solar, o novo núcleo terá como missão principal disseminar as vantagens de utilização das energias renováveis e a formação de mão de obra especializada para atuar no setor.
Publicado 15/01/2019 10:13 | Editado 04/03/2020 16:22
A ideia é instalar um Laboratório de Experimentação Solimétrica na universidade, capaz de mapear e certificar a incidência de energia solar na região Norte do Estado. Além disso, o projeto prevê a instalação de uma microusina de energia solar que irá atender a demanda de energia elétrica na universidade.
O assunto foi pauta de reunião realizada na última segunda-feira (14), entre o secretário Inácio Arruda; a secretária de Ouvidoria, Controladoria e Gestão da Prefeitura de Sobral, Silvia Kataoka; o professor Roberto Sérgio (UVA); Ricardo Costa (Secitece) e o consultor Fernando Maia.
Agora, a Secitece juntamente com a UVA estudam meios de financiar o projeto, que deverá incluir aquisição de equipamentos para laboratórios e capacitação de pesquisadores.