Doria se elege governador de SP com acenos à extrema direita
João Doria (PSDB) é o novo governador de São Paulo após vencer neste domingo (28) a disputa com o vice-governador Márcio França (PSB). Doria se alinha ao discurso autoritário e privatista da extrema direita que ganhou força no país. Com 91,85% das urnas apuradas, ele obteve 51,85% dos total de votos enquanto França somou 48,15%.
Publicado 28/10/2018 19:19

Durante a campanha João Doria foi acusado de deslealdade e de mentir aos eleitores. Apesar de garantir que cumpriria os quatro anos como prefeito de São Paulo, o empresário deixou o mandato aos 15 meses para se candidatar às eleições deste ano. Após ser apresentado como um bom gestor na campanha para a prefeitura, Doria teve esse título contestado nesta eleição.
O esfacelamento do PSDB no estado teve Doria como personagem central. De acordo com matéria na Folha de S.Paulo , o ex-prefeito teria sido chamado de traidor por Geraldo Alckmin. Durante a campanha presidencial, Doria pendeu para o lado do candidato Jair Bolsonaro (PSL) mesmo tendo o PSDB a candidatura de Alckmin. Logo após o primeiro turno, Doria reiterou o apoio a Bolsonaro.